Pedagogia, perguntado por daiabertuol79, 10 meses atrás

PERGUNTA 8 Leia o trecho a seguir: "Em 1988, com a promulgação da Constituição, iniciam-se as discussões sobre a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que seria sancionada apenas em 20 de dezembro de 1996. Convictos da importância de acesso escolar dos alunos de ensino básico também à área de Arte, houveram manifestações e protestos de inúmeros educadores contrários a uma das versões da referida lei, que retirava a obrigatoriedade da área. Com a Lei n. 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e Arte é considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais : Arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2019. De acordo com o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. O apoio do Movimento Arte Educação foi fundamental para a alteração da LDB que, em 1996, passou por uma nova alteração: a atividade de educação artística é substituída pelo ensino da arte por meio da Lei n o 9.394, garantindo a obrigatoriedade do ensino da arte nas escolas nos diversos níveis da educação básica. Porque: II. Segundo a Lei n o 9.394 em seu artigo 26, §2 o , o ensino da arte constituirá componente curricular não obrigatório nos diversos níveis da educação básica. A seguir, assinale a alternativa correta: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são proposições falsas. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
3

A primeira está certa e a segunda incorreta.

O artigo 26 inciso dois afirma a obrigatoriedade da disciplina de artes na grade curricular.

As aprendizagens geradas pelo ensino da arte na educação assim como os referenciais curriculares, podem ser comprovados a partir das representações que utilizam elementos próprios dos alunos e outros, como uma comparação para analisar como cada um funciona, suas características semelhantes assim como suas diferenças.

Por isso, é importante que o educador sinalize e apresente aos alunos sobre como funciona a representação a fim de introduzi-los em atividades dinâmicas que serão úteis inclusive fora do ambiente escolar.

Perguntas interessantes