PERGUNTA 7
"Poucas vezes é possível testemunhar um acontecimento e ter certeza que a História com h maiúsculo, está sendo escrita diante dos seus próprios olhos. Este certamente é um desses momentos [...] há poucos dias uma pessoa que tentasse atravessar do outro lado do Muro, de Berlim Oriental para cá, poderia ser fuzilada pelos guardas de fronteira. Hoje isso aqui parece uma rua de pedestres, as pessoas estão comemorando em ritmo de batucada. O Muro de Berlim em si ainda está aqui, mas em espírito ele já desapareceu."
Fonte: MEMORIA GLOBO. Jornal Nacional: a notícia faz história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
A queda do muro de Berlim é um dos grandes acontecimentos da história das últimas décadas, isto se justifica:
Devido a pacificação das relações entre Estados Unidos e União Soviética.
Em razão da seguida dissolução da União Soviética e a ascensão do capitalismo como modelo econômico único.
Pe
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa B.
Com a Queda do Muro de Berlim (em 1989) houve o aceleramento da Crise Soviética (que já havia se manifestado nas revoluções na Hungria, Polônia e Romênia, além do aprofundamento da crise econômico) que perdeu o controle da Alemanha Oriental, um dos seus territórios mais economicamente ativos e importantes.
Dois anos depois, durante o Natal de 1991, teve fim a União Soviética, e deu-se início a uma década de rápida liberalização econômica naquilo que era, até então, o bloco soviético, com o aceleramento da expansão do capitalismo a nível global.
Resposta:
Em razão da seguida dissolução da união Soviética e a ascensão do capitalismo como modelo econômico único.
Explicação:
Resposta Correta – em 1989 o muro de Berlim caiu, reunificando a Alemanha e dois anos depois, a União Soviética se desfez, abrindo caminho para ascensão do capitalismo enquanto sistema econômico.