Pedagogia, perguntado por duddobr, 6 meses atrás

PERGUNTA 7
Na segunda parte da obra, Patrick Charaudeau descreve a estrutura do teatro político e as estratégias dos seus atores (a metáfora do teatro é retomada ao longo do todo livro). As instâncias de comunicação (política, cidadã e mediática) são definidas por sua finalidade comunicacional, por exemplo, propor, reivindicar, denunciar, etc. Dada a relevância do afeto na persuasão, um ponto importante na sua constituição é o espaço do mentir verdadeiro como estratégia de sedução (A mentira na cena pública):“todo político sabe que lhe é impossível dizer tudo, a todo momento, e dizer as coisas exatamente como ele as pensa ou concebe, pois suas palavras não devem atrapalhar sua ação” (p. 104-105). O autor esclarece assim que, no contrato de comunicação político, os atores da instância política devem sempre obedecer à lógica do parecer verdadeiro, empregando para esse fim estratégias para evitar “ter mentido”, entre elas a generalidade, o silêncio, a omissão e a denegação. O caso é que sem essa verdade de aparências não haveria ação política possível.
RIBEIRO, Jaçanã. Resenha de “Discurso político”. Revista Scielo , vol.9, n.1, jan/abril 2009.

Há características que delimitam a resenha acadêmica da resenha crítica. Como base no texto acima, pode-se apontar que a marca mais significativa é

a) a construção textual do resenhista, de maneira que consegue direcionar suas observações para uma progressão significativa.

b) a intertextualização que o resenhista promove entre o texto e outros campos do saber.

c) a percepção intuitiva que o resenhita tem do texto, de maneira que salienta pontos que a outros passariam despercebidos.

d) a padronização de um discurso acadêmico ao longo do texto, direcionando-o para seu público.

e) a apropriação que o resenhista tem do texto, podendo apresentar uma crítica contundente.


patnascimento87: Qual é a resposta certa?

Soluções para a tarefa

Respondido por duddo
6

Resposta:

E

Explicação:

A construção textual, a percepção do resenhista com base em sua visão de mundo, a intertextualidade e a padronização de um tipo de discurso são características comuns a todo texto e, no caso das resenhas, pode ocorrer com um texto literário.

Perguntas interessantes