ENEM, perguntado por cacau857560, 1 ano atrás

Pergunta 7
Leia os trechos a seguir:
Segundo o dicionário, um dos conceitos para a palavra “broto” corresponde a uma pessoa jovem e atraente, especialmente do sexo feminino.
Fonte: HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004, p. 113. (Adaptado.)
O termo era bastante usado na época de publicação da crônica que o tinha como título. Leia um trecho dessa crônica a seguir:
“Ser brotinho não é viver em um píncaro azulado: é muito mais! Ser brotinho é sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridículo, visível ou invisível, provocasse uma tosse de riso irresistível. Ser brotinho é não usar pintura alguma, às vezes, e ficar de cara lambida, os cabelos desarrumados […]”.
Fonte: CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho. In.: O Cego de Ipanema, Rio de Janeiro: Editora do Autor. 1960. p. 15.
Assim, considerando essas informações, o trecho da crônica de Paulo Mendes Campos e os estudos feitos sobre variedade linguística, em relação aos dias de hoje, a crônica representa um exemplo de:
1. jargão profissional.
2. fator social.
3. expressão de grupos de interesses comuns.
4. dialeto.
5. variação histórica.

Pergunta 8
Leia o trecho a seguir:
“Em Linguística, dêitico refere-se ao elemento linguístico que não tem sentido por si só, pelo que a sua função é fazer referência, num enunciado, à situação, ao momento de enunciação ou aos interlocutores”. Um exemplo da presença de dêitico acontece com o uso de pronomes demonstrativos.
Fonte: INFOPÉDIA. Dêitico. IN: Dicionário infopédia da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora, 2003-2019. Disponível em: Acesso em 08/09/2019. (Adaptado).
Considerando essas informações e o estudo realizado a respeito da coesão entre os termos das orações com o uso de referência textual, explorando dêitico representado por pronome demonstrativo, temos a frase:
6. “É necessário que esta agenda esteja sempre no meu material”.
7. “Ele sempre estava desanimado”.
8. “Minhas anotações estão aqui”.
9. “Gostava de balas de hortelã. Comprava-as constantemente”.
10. “Suas notas melhoraram”

Pergunta 9
Leia o trecho a seguir:
“Advérbio é uma palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. […] A maioria dos advérbios modifica o verbo, ao qual acrescentam uma circunstância. Só os de intensidade é que podem também modificar adjetivos e advérbios.”
Fonte: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48 ed. rev. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p. 259.
A partir dessas informações e considerando os conteúdos estudados sobre os mecanismos da língua portuguesa e os recursos da coesão textual, a alternativa que apresenta o uso de advérbio com localização no espaço é:
11. “O garotinho estudou demais!”.
12. “Todos estavam muito felizes”.
13. “Eu irei amanhã”.
14. “Os meninos gritavam muito no pátio, lá eles se sentiam à vontade”.
15. “Sua moradia é muito bonita”

Pergunta 10
O falante de uma comunidade linguística, de acordo com seus objetivos, elabora suas mensagens, buscando esquemas de produções textuais que consideram a função utilitária e a função estética da língua.
A partir das informações apresentadas e considerando os estudos feitos sobre a função utilitária e a função estética da língua, analise as afirmativas a seguir e identifique as afirmativas que apresentam a função estética.
I. “Os adjetivos são palavras que expressam as qualidades ou características dos seres” (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p. 159).
II. “Hibridismos são palavras em cuja formação entram elementos de línguas diferentes” (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p. 99).
III. “A opinião dela é que Camilo devia tornar à casa deles, tatear o marido, e pode até ser que lhe ouvisse a confidência de algum negócio particular” (ASSIS. Machado. A cartomante. In Contos. São Paulo L&PM Pocket. 1998, p. 52).
IV. “Cada cabeça, cada sentença; não só o acordo, mas a mesma discussão, tornou-se difícil, senão impossível, pela multiplicidade de questões que se deduziam do tronco principal […] (ASSIS. Machado. O espelho. In Contos. São Paulo L&PM Pocket. 1998, p. 29).
Está correto apenas o que se afirma em:
16. I e IV.
17. III e IV.
18. I e II.
19. I e III.
20. II e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
33

7. A crônica representa um exemplo de:

E) variação histórica.

> O termo "broto" era muito comum na época em que o autor escreveu a crônica. Porém, atualmente, esse termo caiu em desuso, ou seja, não é mais utilizado.

8. Explorando dêitico representado por pronome demonstrativo, temos a frase:

“É necessário que esta agenda esteja sempre no meu material”  

> Temos o pronome demonstrativo "esta".

9. A alternativa que apresenta o uso de advérbio com localização no espaço é:

“Os meninos gritavam muito no pátio, lá eles se sentiam à vontade”.

> Temos a locução adverbial "no pátio" e o advérbio "lá".

10. As afirmativas que apresentam a função estética são:

III e IV.

> O texto I traz uma definição de adjetivo, e o texto II, uma definição de hibridismo. Logo, são textos utilitários.

Respondido por gabrielsoaris50
1

Resposta:

Explicação:

III e lV

Perguntas interessantes