Português, perguntado por elissandra620, 5 meses atrás

PERGUNTA 6 Leia os textos 1 e 2 a seguir. Texto 1 – Entre transgressão e arte – Christina Queiroz Representação gráfica entre a letra e o símbolo, o “pixo” é um elemento visual que permeia a paisagem paulistana. Pode ser visto em marquises, muros, casas e edifícios, comerciais e residenciais. Em projeto de pesquisa recém-concluído, o antropólogo Alexandre Barbosa Pereira analisou “pixações” feitas em diversas regiões da cidade desde os anos 1980. Nesse percurso, constatou como jovens de periferia envolvidos com a atividade, caracterizada como gênero de arte urbana cuja essência está em ir além das regras do espaço público, conseguiram obter reconhecimento em circuitos artísticos nacionais e estrangeiros, apesar da relação de tensão permanente com o Estado e suas esferas institucionais. O pesquisador explica que os integrantes do movimento diferenciam o conceito de pixação (com “x”) de pichação (com “ch”). Enquanto a palavra grafada com “ch” se refere a frases e inscrições legíveis, o vocábulo com “x” diz respeito à grafia que é entendida apenas pelos integrantes do movimento. Além disso, envolve articulação em grupos, muitos deles da periferia, que buscam lugares de grande visibilidade e acesso difícil para deixar marcas individuais ou coletivas e, com isso, questionar a maneira como a paisagem urbana se estrutura. Qualquer tipo de pichação (ou pixação) é considerada crime ambiental, conforme dispõe a Lei federal n. 9.605/98. Além de multa, está prevista pena de três meses a um ano de prisão aos autores de pichação e grafites não autorizados. As penalidades são maiores quando envolvem edificações tombadas pelo patrimônio histórico. Estudioso do tema há mais de 15 anos, Pereira, que integra a Rede de Pesquisa Luso-Brasileira em Artes e Intervenções Urbanas, explica que a pichação, com rabiscos e frases feitas ao acaso, sempre existiu em São Paulo, porém identifica que a prática se intensificou a partir dos anos 1970, com versos poéticos escritos em muros e manifestações contra a ditadura. O início da pixação, no entanto, é mais recente. Surgiu nos anos 1980, por influência de movimentos como punk, heavy metal, hip hop e de skatistas. Ao reconhecer a transgressão como parte intrínseca da história do urbanismo, Carlos Zibel, professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), lembra que escavações em Pompeia revelaram, nas paredes da cidade italiana soterrada pela erupção de um vulcão no ano 79 d.C., pichações em grafita e piche feitas contra senadores. “As linguagens do grafite e do pixo passaram a integrar o repertório da arte contemporânea, mas isso não elimina as tensões que a pixação indevida gera no espaço urbano. Justamente pelo caráter transgressor, os pixadores desempenham papel importante na investigação dos limites artísticos”, conclui.

TEXTO2
Pixei seu muro na parte de fora tia, da rua que é nossa!

Com base na leitura, avalie as afirmativas.
I. No texto 2, a frase “pixei o muro na parte de fora tia, da rua que é nossa!” é uma pixação (com “x”), uma vez que seu conteúdo é desvinculado de crítica social e política.
II. Por meio da pixação, os jovens da periferia inserem-se no espaço urbano, do qual se sentem excluídos.
III. Por ser constituída de inscrições cuja grafia é compreendida apenas pelos integrantes do próprio movimento, a pixação não é capaz de levar a sociedade a refletir sobre a ocupação dos espaços públicos e privados.
IV. A pichação (com “ch”) serviu de instrumento de manifestação política em diferentes momentos da história da humanidade.

É correto o que se afirma apenas em:

a. I e II.
b. II e IV.
c. I, II e III.
d. I, III e IV.
e. II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por kaiquekjf
0

Resposta:

Explicação:

Respondido por vmoraeschaves
0

A alternativa B é a correta. Os expostos que traduzem bem o significado de "pixar" e "pichar" está descrito nas alternativas II e IV. Pois, é por meio da pixação que os jovens, excluidos da sociedade, se inserem e a pichação serviu de movimento de critica política e social.

Qual a diferença de pichação e grafiti?

A pichação que não é legalizada, diverge do grafiti apenas nesse ponto, pois esse também é uma manifestação de arte mais califragada, atualmente é mais não-verbal sendo de desenho em exposição na rua, geralmente em um espaço não préviamente pensado para isso.

Essa expressão de arte, geralmente, não é apenas um desenho qualquer, é possível ver críticas sociais e políticas nas representações.

Surgiu por volta da década de 70, nos Estados Unidos, por jovens que marcavam suas nas ruas, a técnica foi se aperfeiçoando até virar o que conhecemos hoje por grafiti.

Entenda mais sobre pichação em: https://brainly.com.br/tarefa/7989337

#SPJ1

Perguntas interessantes