PERGUNTA 5
Leia a fábula a seguir.
“Os jovens e o açougueiro (Esopo)
Dois jovens compravam carne no mesmo açougue. Como o açougueiro estivesse ocupado em outro canto, um deles roubou os miúdos e os escondeu sob a veste do outro. Ao voltar, o açougueiro procurou pelos miúdos e acusou os dois. Mas aquele que havia roubado a carne jurou que não tinha, e o que a tinha jurou que não a pegara. E o açougueiro, compreendendo a malandragem, disse: ‘Ah! De mim, vocês podem escapar com juramento falso, mas posso lhes garantir que dos deuses não escapar’.
Moral: A fábula mostra que a impiedade do falso juramento é a mesma, qualquer que seja a artimanha com que se apresenta.” (DELANOY, 2009, p. 187).
DELANOY, C. A fábula e seus constituintes: uma análise argumentativa. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, v. 3, n. 2, p. 182-192, jul./dez. 2007. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/536. Acesso em: 26 ago. 2022.
Assinale a alternativa que ilustra uma característica da fábula.
a.
A moral não é elemento fundamental das fábulas, mas opcional apenas para aqueles textos cuja intenção seja formar caráter.
b.
O açougueiro é um personagem profundo, como todos os das fábulas e não representa nenhuma característica humana.
c.
O açougue é o ambiente tipo da fábula, porque representa uma característica humana e serve para gerar uma lição de moral.
d.
O texto não tem caráter simbólico, podendo ser interpretado apenas de forma literal, sem extravasar os limites do que está escrito.
e.
Os dois jovens que aparecem no texto são personagens tipo e representam o defeito da malandragem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta: Os dois jovens que aparecem no texto são personagens tipo e representam o defeito da malandragem.
Explicação: A letra E é a resposta correta
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
Biologia,
4 meses atrás
Espanhol,
4 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás