Pergunta 5: Em uma população com cruzamento aleatório há muitas gerações, há segregação de dois fenótipos; um se deve a um alelo dominante A e o outro, a um alelo recessivo a. As frequências dos fenótipos dominante e recessivo são 0,7975 e 0,2025, respectivamente. Estime as frequências dos alelos dominante e recessivo:
(A) p = 0,70 ; e q = 0,30
(B)p = 0,60 ; e q = 0,40
(C)p = 0,50 ; e q = 0,50
(D)p = 0,55; e q = 0,45
(E)p = 0,45; e q = 0,55
Pergunta 6: Como as informações genéticas são expressas nas células?
(A)DNA
(B)Proteínas
(C)RNA
(D)Ácido graxo
(E)Aminoácido
Pergunta 7:Duas linhagens de camundongos altamente endogâmicas, uma com pelagem negra e a outra com pelagem cinza, foram cruzadas, e toda a prole teve pelagem negra. Qual é o resultado previsto do intercruzamento da prole?
(A)Um dos alelos do gene que controla a cor da pelagem é letal.
(B)As duas linhagens de camundongos são recessivas para diferentes alelos de um gene que controla a cor da pelagem.
(C)As duas linhagens de camundongos são homozigotas para diferentes alelos de um gene que controla a cor da pelagem.
(D)As duas linhagens de camundongos são heterezigotas para diferentes alelos de um gene que controla a cor da pelagem.
(E)As duas linhagens de camundongos são codominantes para diferentes alelos de um gene que controla a cor da pelagem.
Pergunta 8: Os avanços das técnicas de genética molecular possibilitaram ver as semelhanças e diferenças entre os materiais genéticos de diversos organismos.
Qual a alternativa não está correta sobre essas descobertas:
(A)As informações moleculares possibilitam a formação de árvore filogenética. Ferramenta importante do estudo da evolução.
(B)Organismos com sequências de DNA muito semelhantes descendem de um ancestral comum recente, ao passo que organismos com sequências de DNA menos semelhantes têm um ancestral comum mais remoto.
(C)Pesquisadores utilizam os dados dos projetos genomas e de outras pesquisas, como o programa "Tree of Life" (árvore da vida) da National Science Foundation dos EUA, combinados aos dados anatômicos obtidos em organismos vivos e fossilizados para discernir as relações evolutivas entre as espécies.
(D)Apesar da sua grande importância em todos os campos da biologia, a evolução é, com frequência, mal compreendida e mal interpretada. O termo evolução é aplicado a qualquer tipo de mudança.
(E)A evolução é apoiada pelo registro fóssil, pela anatomia comparativa, pela embriologia, pela distribuição de plantas e animais (biogeografia) e pela genética molecular.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pergunta 5: Em uma população com cruzamento aleatório há muitas gerações, há segregação de dois fenótipos; um se deve a um alelo dominante A e o outro, a um alelo recessivo a. As frequências dos fenótipos dominante e recessivo são 0,7975 e 0,2025, respectivamente. Estime as frequências dos alelos dominante e recessivo:
RESPOSTA : (D)p = 0,55; e q = 0,45
Explicação:
Fiz a prova
5- As frequências dos alelos dominante e recessivo são: p = 0,55; e q = 0,45 - D
As frequências dos fenótipos dominante e recessivo são 0,7975 e 0,2025
p² + pq = 0,7975 q² = 0,2025
Pela equação de Hardy-Weinberg
p + q = 1
p = 1 - q
q = 1 - 0,45 = 0,55
6- As informações genéticas são expressas nas células na forma de DNA. - A
O DNA fornece e armazena informação genética, o RNA transporta e traduz a mensagem do DNA e, com os ribossomos, formam proteínas.
7- O resultado previsto para o intercruzamento da prole é de que as duas linhagens de camundongos são recessivas para diferentes alelos de um gene que controla a cor da pelagem. - B
8- A alternativa incorreta é a letra D, pois ela diz que o termo evolução é aplicado a qualquer tipo de mudança e ele não é. Para uma característica ser considerada evolutiva, ela deve ser uma mudança hereditária entre uma população de seres vivos de uma geração para outra.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/8002842