ENEM, perguntado por edcarlosoliveira, 10 meses atrás

PERGUNTA 5
As diferenças ideológicas entre partidos continuam sendo utilizadas como variável independente para explicar desde a coerência das coligações partidárias até políticas públicas implementadas pelos governos. A presumida distinção conceitual entre esquerda e direita continua sendo confrontada com escolhas e percepções dos eleitores para avaliar seu grau de identificação política. Nas eleições brasileiras há uma discussão sobre o que é ser de direita e o que é ser de esquerda, muito divulgada pelas mídias sociais (fonte adaptada: TAROUCO, Gabriela da Silva; MADEIRA, Rafael Machado. Partidos, programas e o debate sobre esquerda e direita no Brasil. Revista de Sociologia e Política, v. 21, n. 45, p. 149-165, mar. 2013).
Considerando esta citação, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA.
Definir um posicionamento político apenas pelo viés partidário pode ser uma armadilha repleta de estereótipos, já que existem contradições e complexidades na sociedade e nos partidos.
PORQUE
Há um consenso quanto à definição comum e única de esquerda e direita.
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
a.
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
b.
as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c.
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
d.
as duas são falsas.
e.
as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por bibimpe
5

a.  

a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

Respondido por EduardoPLopes
0

I é verdadeira, de modo que um partido pode carregar um nome ou um discurso que não necessariamente condiz com as suas ações práticas, além de estar inserido em um cenário complexo que não necessariamente reproduz um posicionamento ideológico inicial, sendo necessário incluir aí mais elementos para formar uma posição política sólida.

II é falsa, há muito debate sobre a definição de esquerda e direita, havendo mesmo pensadores que afirmam que tal divisão é ultrapassada.

É correta a alternativa A.

Perguntas interessantes