Química, perguntado por laurindoaline, 11 meses atrás

PERGUNTA 5
A existência do núcleo é a principal característica que distingue uma célula eucariótica de uma célula procariótica. Além disso, a maior parte das informações genéticas estão armazenadas no DNA no interior do núcleo, havendo apenas uma pequena porção fora dele, presentes nas mitocôndrias.

O núcleo controla o metabolismo das células pela transcrição do DNA nos diferentes tipos de RNA, que são traduzidos em proteínas. A maioria das células apresenta um único núcleo, apesar de existirem células com dois ou mais, como em algumas células hepáticas, que são binucleadas, e nas fibras musculares estriadas esqueléticas, que contêm dezenas de núcleos.

JUNQUEIRA, J. C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

Sendo assim, a respeito das funções do núcleo das células eucarióticas, relacione as colunas a seguir.

I. Carioteca ou envelope nuclear
II. Complexo do poro nuclear
III. Nucléolo

( ) É uma região não membranosa observada no núcleo, responsável pela síntese de RNA ribossômico, produção e organização inicial dos ribossomos. Suas dimensões e número podem ser variáveis.
( ) Delimita uma estrutura exclusiva dos organismos eucariontes. É formado por duas membranas, cuja superfície interna está orientada para o nucleoplasma, enquanto a externa é orientada para o citoplasma da célula.
( ) É uma estrutura semelhante a um diafragma, o qual controla o intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma bidirecionalmente. Apresenta na sua constituição oito fibrilas proteicas curtas e uma cesta nuclear.

Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
II, III, I.
I, II, III.
II, I, III.
III, I, II.
I, III, II.

Soluções para a tarefa

Respondido por antoniocarlosjradm
42

Resposta:

III, I, II.

Explicação:

Nucléolo

O nucléolo é uma região não membranosa do núcleo e local da síntese de RNA ribossômico (genes ativos para RNAr), produção e organização inicial dos ribossomos. No núcleo tem tamanhos variados, sendo que em algumas células podem ser observados mais de um nucléolo.

Perguntas interessantes