PERGUNTA 4
Você se lembra das diferentes concepções de linguagem estudadas na Semana 1? Marque a alternativa que completa com as palavras ou expressões corretas o resumo abaixo sobre a concepção de linguagem como expressão do pensamento.
Na concepção da linguagem como expressão do pensamento, a língua é vista como uma unidade imutável que reflete (1) _____ dos falantes. Fundamentada nas ideias (2) _____, considera haver apenas uma forma correta de linguagem, a norma-padrão, que equivaleria à forma (3) ______ de expressão do pensamento. Nessa concepção, não há abertura para o estudo das variações linguísticas (pois isso implicaria aceitar “variações” de pensamento). O texto é visto como (4) _____ autor e, diante deste, o leitor exerceria uma atitude passiva cuja tarefa seria (5) ______.
a. (1) o raciocínio lógico; (2) da Gramática Normativa; (3) correta; (4) representação do pensamento do; (5) captar o pensamento do autor.
b. (1) as regras de combinação de códigos do sistema linguístico; (2) da Gramática Normativa; (3) correta; (4) representação do pensamento do; (5) interagir com o autor a partir do texto e sua organização.
c. (1) o raciocínio lógico; (2) da Gramática Normativa; (3) correta; (4) conjunto de informações codificadas pelo; (5) decodificar informações do emissor.
d. (1) a cultura; (2) das teorias da significação e do discurso; (3) correta; (4) representação do pensamento do; (5) captar o pensamento do autor.
e. (1) o raciocínio lógico; (2) do estruturalismo linguístico; (3) incorreta; (4) representação do pensamento do; (5) captar o pensamento do autor.
PERGUNTA 5
O funcionamento dos dêiticos da categoria de pessoa nos permite estabelecer um diálogo uns com os outros pela linguagem. Esse funcionamento faz com que os dêiticos desempenhem um importante papel na estruturação dos diferentes tipos de discurso relatado. Leia os itens abaixo e assinale a alternativa que responde corretamente cada um deles.
I. Uma das características da poeta carioca Ana Cristina César é a de trazer a conversa e o diálogo para a escrita em versos. Por isso, não é incomum encontrarmos marcas do discurso reportado no eu-lírico de sua poesia. Essa é a maneira que a poeta encontra de tornar o leitor um espectador íntimo dessa conversa e diálogo. Qual tipo de discurso reportado encontramos na primeira estrofe do poema da autora, reproduzido abaixo?
aventura na casa atarracada
Movido contraditoriamente
por desejo e ironia
não disse mas soltou,
numa noite fria,
aparentemente desalmado:
– Te pego lá na esquina,
na palpitação da jugular,
com soro de verdade e meia,
bem na veia, e cimento armado
para o primeiro a andar.
Ao que ela teria contestado, não,
desconversado, na beira do andaime
ainda a descoberto: – Eu também,
preciso de alguém que só me ame.
Pura preguiça, não se movia nem um passo.
Bem se sabe que ali ela não presta.
E ficaram assim, por mais de hora,
a tomar chá, quase na borda,
olhos nos olhos, e quase testa a testa.
II. Abaixo você encontra o trecho de uma tese de doutorado. Nesse trecho, o emprego do discurso reportado reforça a argumentação ao permitir que o autor da tese reconte uma discussão travada entre Darwin e Müller. Qual tipo de discurso relatado o autor emprega no trecho em negrito?
Darwin respondeu às críticas de Müller em The descent of man, and selection in relation to sex (Origem do homem e a seleção sexual) de 1871. O naturalista reiterou sua posição de que aspectos considerados exclusivamente humanos, como a moral e a fala, poderiam ter se desenvolvido de alguns comportamentos de animais. O naturalista começa afirmando que não se pode traçar uma linha divisória entre humanos e animais. Darwin (1871, p. 56) refuta as afirmações de Müller, reafirmado a hipótese de que a fala surgiu da imitação de alguns sons da natureza.
III. A literatura intimista de Clarice Lispector se vale muito do discurso reportado para criar a aproximação entre narrador e personagem, dando-nos a impressão de que falam em uníssono. Por meio de qual tipo de discurso reportado é possível produzir esse efeito que podemos encontrar no período em negrito do livro Laços de Família, abaixo?
O tronco fora bom. Mas dera aqueles azedos e infelizes frutos, sem capacidade sequer para uma boa alegria. Como pudera ela dar à luz aqueles seres risonhos, fracos, sem austeridade? O rancor roncava no seu peito vazio. Uns comunistas, era o que eram; uns comunistas. Olhou-os com sua cólera de velha. Pareciam ratos se cotovelando, a sua família.
A resposta correta para as perguntas (I), (II) e (III) é:
a. (I) Discurso indireto-livre – (II) Discurso direto – (III) Discurso indireto
b. (I) Discurso direto – (II) Discurso indireto – (III) Discurso indireto-livre
c. (I) Discurso indireto-livre – (II) Discurso indireto – (III) Discurso indireto-livre
d. (I) Discurso direto – (II) Discurso indireto – (III) Discurso indireto
e. (I) Dicurso indireto – (II) Discurso direto – (III) Discurso indireto-livre
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
RESPOSTA 4 - (1) raciocínio lógico / 2 - da gramática normativa / 3 - correta / 4 - representação do pensamento do/ captar o pensamento do autor
RESPOSTA 5 - b. (I) Discurso direto – (II) Discurso indireto – (III) Discurso indireto-livre
Explicação:
hillsongoliveira:
Usei para conferir, obrigada
Perguntas interessantes