PERGUNTA 4 “Quando em 1532 se organizou econômica e civilmente a sociedade brasileira, já foi depois de um século inteiro de contato dos portugueses com os trópicos; de demonstrada na índia e na África sua aptidão para a vida tropical. Mudado em São Vicente e em Pernambuco o rumo da colonização portuguesa do fácil, mercantil, para o agrícola; organizada a sociedade colonial sobre base mais sólida e em condições mais estáveis que na índia ou nas feitorias africanas, no Brasil é que se realizaria a prova definitiva daquela aptidão. A base, a agricultura; as condições, a estabilidade patriarcal da família, a regularidade do trabalho por meio da escravidão, a união do português com a mulher índia, incorporada assim à cultura econômica e social do invasor.” Fonte: FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. 42. ed. Rio de. Janeiro: Record, 2001 A obra Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre foi publicada originalmente em 1933, estabelecendo um contraste entre a arquitetura da casa grande e o modelo de organização social e política que foi instalada no Brasil e pode ser descrito como:
a) matriarcal e livre.
b)teocracia e Neoliberalismo. c)estamental e comunista.
d) patriarcal e escravocrata.
e)feudal e industrial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Patriarcal e escravocrata
Explicação:
Segundo os movimentos feministas, esse processo de construção histórica surgiu com o advento do patriarcado, uma força social que ditava, e ainda dita, os padrões masculinos e femininos e incentiva a dominação feminina pelo homem, sendo as mulheres incentivadas a serem submissas e contidas, privadas de diversos direitos que o homem possui, como foi o direito ao voto por muitos anos.
Os negros foram trazidos aos Brasil como escravos, sem direito algum, não eram nem vistos como seres humanos, vinham em navios negreiros, vendidos por europeus colonizadores da africa e por lideres de tribos africanas, que vendiam os seus inimigos como escravos para outros povos.
Resposta:
Patriarcal e escravocrata.
Explicação: