ENEM, perguntado por niela26dias, 6 meses atrás

PERGUNTA 4
O pensamento econômico clássico é fomentado pelas novas ideias do Liberalismo, tendo como premissas fundamentais:
a. Liberdade dos agentes econômicos para a execução das transações econômicas, relacionadas com a geração, a distribuição e o consumo de bens.
b. Forte associação com as ideias sedimentadas pelo pensamento religioso medieval.
c. Restrições ao uso da moeda como intermediária das transações comerciais.
d. A propriedade dos bens, com exceção das terras disponíveis para a agricultura, seria sempre dos próprios agentes privados.
e. Evitar o comércio entre as nações, de forma a não reduzir a riqueza adquirida internamente.


PERGUNTA 5
O crescimento da inflação nos países, principalmente os desenvolvidos, reduziu, a partir do início da década de 1970, a crença no modelo keynesiano, inspirando.

I. Retorno às ideias econômicas liberais.
II. Maior intromissão do Estado na dinâmica de mercado, dado o destaque que se verificava na economia soviética, a partir de seus planejamentos de produção, setoriais.
III. Foco da atuação do Estado em tarefas de defesa e de cunho social, como educação e saúde, explicitados no Welfare State (estado de bem-estar social).
IV. Procura de vantagem competitiva pelas empresas, visando ao crescimento dos negócios.

Está(ão) correta(s) apenas:
a. II.
b. III.
c. I, III e IV.
d. II e IV.
e. III e IV.

PERGUNTA 6
Marx, no século XIX, entendia que o Capitalismo seria substituído por outro sistema, visto que:
a. Precisava resolver as suas próprias contradições relacionadas com a distribuição dos benefícios entre o capital e o trabalho.
b. Manter no nível da época, de forma permanente, os percentuais de lucros obtidos pelos empresários.
c. Eliminar, por completo, as restrições que datavam da Idade Média, com relação ao crescimento dos juros sobre empréstimos de capital financeiro.
d. Permitir aos empresários vender a sua força de trabalho para os proletários, o que traria cada vez mais lucros, nada obstante a diminuição dos salários e o expressivo aumento das jornadas de trabalho.
e. Era necessário do desmantelamento das novas máquinas, oriundas, fundamentalmente, da Revolução Industrial que levavam, inexoravelmente, ao desemprego dos trabalhadores.

PERGUNTA 7
Os pensadores neoclássicos, na segunda metade do século XVIII, desenvolveram novas teorias para explicar o valor, a distribuição dos bens e como se formam os preços no mercado.

As ideias desses estudiosos:

I. Procuravam combater as proposições do Marxismo, altamente críticas às economias capitalistas.
II. Voltava-se aos ideais mercantilistas de autorregulação da economia pelo mercado.
III. A economia é constituída por um grande número de pequenos produtores e consumidores, incapazes de influenciar, isoladamente, os preços e as quantidades transacionadas no mercado.
IV. Os consumidores, possuindo determinada renda, procuram adquirir os bens e serviços e tornar máxima a sua utilidade total.

Está(ão) correta(s) apenas.
a. I e II.
b. III.
c. I e III.
d. I, II e III.
e. I, III e IV.

PERGUNTA 8
A política econômica norte-americana, denominada New Deal, aspirava a retomada da economia, após a grande depressão dos anos 1930, até a deflagração da 2ª Guerra Mundial.

Entre os aspectos que identificavam tal política, pode ser considerado correto:
a. O afastamento do Estado das atividades econômicas.
b. Cabia ao Estado, com sua atuação, corrigir os problemas de desequilíbrio na economia, seja no mercado real (de bens) como nos financeiros (moeda e serviços).
c. Foi criada como resposta ao Neoliberalismo do final do século XX.
d. Seu principal objetivo era diminuir a inflação verificada no mercado norte-americano, após a 2ª Guerra Mundial.
e. Deve aumentar drasticamente a substituição de empresas privadas por outras, de controle direto do Estado.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigueseduardo671
38

Resposta:

Pergunta 4 a. Liberdade dos agentes econômicos.

Pergunta 5 e. III e IV.

Pergunta 6 a. Precisava resolver suas próprias contradições.

Pergunta 7 b. A economia é constituída por um grande número de pequenos produtores e consumidores.

Pergunta 8 b Cabia ao Estado, com sua atuação, corrigir os problemas de desequilíbrio na economia

Explicação:

Respondido por felipework
7

PERGUNTA 4: a partir dos conhecimentos sobre o pensamento econômico clássico, este possui as seguintes premissas fundamentais (resposta "Letra A"):

Os Agentes econômicos possuem liberdade para executar transações econômicas, relativas a(o):

  • Geração de bens
  • Distribuição de bens
  • Consumo de bens

Para a Economia Clássica, os mercados se adaptam às mudanças macroeconômicas e, o longo prazo, tendem ao equilíbrio. É o preço que regula os mercados, fazendo com que a oferta se iguale à procura (vale para qualquer bem de consumo ou fator produtivo).

PERGUNTA 5: no contexto apresentado, o crescimento da inflação a consequente redução da crença no modelo keynesiano, inspirou os fatos destacados nos itens III e IV ("Letra E").

O Estado passou a priorizar tarefas de defesa e de caráter social (por exemplo, educação e saúde) e as empresas passaram a procurar vantagens competitivas, focando o crescimento de seus negócios.

No pensamento pós-keynesiano (Davidson - 1991), a inflação é um sintoma da luta entre grupos organizados, em que cada um busca receber uma parcela maior da renda disponível, seja nacional ou mundial.

PERGUNTA 6: Marx entendia que o Capitalismo seria substituído por outro sistema, já que ("Letra A") existiam contradições relativas à distribuição de benefícios entre o capital e o trabalho, as quais precisariam ser resolvidas.

No contexto econômico, o Marxismo tem como características principais:

  • Proibir a propriedade privada;
  • Extinguir a burguesia;
  • Eliminar a distinção de classes sociais.

Para Marx, isso seria viabilizado por meio de uma ditadura do proletariado. Essa ditadura seria forte o bastante para controlar o estado.

PERGUNTA 7: As ideias dos pensadores neoclássicos, na segunda metade do século XVIII tratavam afirmavam que ("letra B") a economia é formado por muitos pequenos produtores e consumidores, os quais não conseguiam influenciar, isoladamente, preços e quantidades das transações ocorridas no mercado.

Os pensadores neoclássicos defenderam o processo produtivo de um modo diferente do era pensado anteriormente. Então, dentre outros temas, a distribuição de bens passou a ser considerada no mercado. E esses mesmos pensadores abordaram temáticas importantes, como:

  • Capital
  • Terra
  • Trabalho

Com essas abordagens, eles buscavam entender novas formas produtivas que apareciam neste período.

PERGUNTA 8: A política econômica New Deal era identificada pela característica de que ("Letra B") cabia ao Estado corrigir os problemas de desequilíbrio na economia.

O New Deal (“Novo Acordo”) foram medidas econômicas e sociais que visavam resolver a Crise de 1929. Investimentos estatais e privados foram articulados para reaquecer a economia do país.

Leia também sobre outros pontos aplicados ao pensamento econômico, aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/5531815

Anexos:
Perguntas interessantes