PERGUNTA 4
“O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social e orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.
Trata-se, portanto, de um espaço estratégico da política paranaense de enfrentamento à violência contra as mulheres que desenvolve seu trabalho por meio de uma atuação articulada com instituições governamentais e não governamentais que integram a Rede de Atendimento às Mulheres.” (GOVERNO NO ESTADO DO PARANÁ, 2021).
Sobre as estratégias de atuação no contexto de atividades relacionadas à prevenção, ao acolhimento e acompanhamento a mulheres em situação de violência, assinale a opção correta.
( ) A(O) profissional que atua no CRAM deve entender a especificidade do seu serviço e evitar compartilhar casos com outras instituições.
( )No atendimento individual à mulher em situação de violência, o sigilo profissional é absoluto e jamais deve ser quebrado.
( )Estudos de caso são pouco indicados, já que o compartilhamento de qualquer informação obtida pela intervenção psicológica não deve ser realizado nem com outros trabalhadores da equipe multiprofissional.
( )O trabalho com grupos de mulheres não é indicado, já que, ao dialogar sobre violências sofridas, é essencial que haja uma atenção individualizada.
( )Mesmo entendendo a importância do sigilo profissional, a constatação do risco de morte à mulher em situação de violência pode ser razão para a sua quebra, visando ao melhor interesse da vítima.
PERGUNTA 5
Em 2020, o Governo do Estado da Paraíba lançou a Cartilha de orientação e apoio para mulheres sobre violência obstétrica. O documento alerta sobre os tipos de violência e orienta as vítimas sobre os caminhos para formalizar uma denúncia, além de oferecer para profissionais da área de saúde os mecanismos de intervenção, caso presenciem a violação dos Direitos Humanos das mulheres.
Com base nos conhecimentos adquiridos sobre as situações que podem ser identificadas como práticas de violência obstétrica, analise as afirmativas a seguir.
I. Comentários depreciativos, por parte da equipe de saúde, sobre a experiência de dor de uma mulher em situação de parto.
II. Baixa priorização do atendimento à mulher em trabalho de parto nos serviços de saúde.
III. Incitação compulsória ao parto cesariano.
IV. Submissão da mulher gestante a situações constrangedoras em contexto de exames ou consultas.
V. Desvalorização da autonomia da mulher gestante e puérpera sobre sua própria condição gestacional.
Está correto o que se afirma em:
( ) II, IV e V.
( ) I, II e III.
( ) III e V.
( ) I e II.
( ) I, II, III, IV, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
( )Mesmo entendendo a importância do sigilo profissional, a constatação do risco de morte à mulher em situação de violência pode ser razão para a sua quebra, visando ao melhor interesse da vítima.
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
4 porque em caso de risco a vida da mulher o sigilo pode ser quebrado
Perguntas interessantes
Ed. Física,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Inglês,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Informática,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás