PERGUNTA 4
Analise, com atenção, as seguintes abordagens temáticas recorrentes em obras de artistas brasileiros,
procurando identificá-los.
L. Consumo e mídia, reflexo do impacto da sociedade industrial moderna no campo das artes.
11. Investigação das propriedades sensoriais não visuais de objetos cotidianos apropriados.
UI. Etnia e universo feminino, hostilidade e preconceito que as mulheres afrodescendentes vivenciam.
IV. Estudo das possibilidades de percepção sensorial através da experiência corporal.
a. Guto Lacaz; Nelson Leirner; Nazareth Pacheco; Lygia Pape
b. Nelson Leirner: Lygia Clark: Rosana Paulino; Hélio Oiticica
OC Cildo Meireles: Lygia Clark, Nazareth Pacheco; Lygia Pape
d. Guto Lacaz Cildo Meireles: Rosana Paulino; Lygia Clark
e. Nelson Leirner: Cildo Meireles; Leda Catunda; Lygia Clark
Salvar toc
Soluções para a tarefa
Resposta:Pergunta 1
0,17 em 0,17 pontos
Muitos artistas contemporâneos brasileiros apropriam-se de objetos cotidianos na execução de suas obras. Em alguns casos, esses objetos estão intimamente relacionados a uma abordagem temática característica do artista ou, ainda, tornam-se uma identidade estilística de toda a sua produção artística.
Associe os artistas (Coluna A) aos objetos cotidianos recorrentes em sua produção artística (Coluna B).
Coluna A
I. Farnese de Andrade
II. Guto Lacaz
III. Leda Catunda
IV. Nazareth Pacheco
Coluna B
1. Bonecas, imagens religiosas, oratórios, gamelas.
2. Cobertores, colchas e toalhas.
3. Instrumentos cirúrgicos, giletes, lâminas e agulhas
4. Produtos Industrializados.
Resposta: a. I-1; II-4; III-2; IV-3
Pergunta 2
0,17 em 0,17 pontos
Associe as seguintes obras (Coluna A) aos termos correspondentes (Coluna B).
Coluna A
Coluna B
1. Engajamento político
2. Identidade
3. Interação arte-público
4. Ressignificação de objetos cotidianos
Resposta: I-2; II-1; III-3; IV-4
Pergunta 3
0,17 em 0,17 pontos
Analise as seguintes assertivas sobre a presença do Objeto no cenário artístico brasileiro quanto à sua veracidade (verdadeiro ou falso).
I. O Objeto surgiu no cenário artístico brasileiro na década de 60, quando o país efetivamente se configurou como uma nação urbana e em decorrência de uma pluralidade de atitudes artísticas contrárias à hegemonia da pintura e da escultura no cenário artístico nacional.
II. O Objeto Participativo surgiu das experimentações dos artistas integrantes do Concretismo, movimento artístico que preconizava a incorporação da dimensão social na produção artística e a participação ativa do espectador nas obras.
III. Nas décadas de 60 e 70, o objeto esteve frequentemente associado ao posicionamento politicamente engajado de artistas brasileiros e, a partir da década de 80, tornaram-se mais comuns as abordagens intimistas e os discursos sobre identidade.
IV. O Objeto como arma de guerrilha surgiu como uma resposta artística à censura imposta pelo Regime Militar, instituído em 64, e intensificada pelo Ato Institucional nº 5, de 68.
Resposta: V - F - V - V.
Pergunta 4
0,17 em 0,17 pontos
Associe os artistas (Coluna A) às respectivas abordagens conceituais de suas obras produzidas a partir da apropriação de objetos cotidianos (Coluna B).
Coluna A
I. Bispo do Rosário
II. Nelson Leiner
III. Waldemar Cordeiro
IV. Waltercio Caldas
Coluna B
1. Transformação das proposições puramente estruturais para outras de ordem semântico-estrutural.
2. Estritamente mística.
3. Questionamento sobre as suas significações da arte, abordando-a como um exercício de linguagem e um jogo.
4. Retomada da tese duchampiana de que não há a suposta aura criativa dos artistas e de que qualquer pessoa pode fazer arte ao apropriar-se de coisas e modificá-las nesse ato.
Resposta: I-2; II-4; III-1; IV-3
Explicação: Nota máxima nas AS