PERGUNTA 4
1. São muitas as críticas sobre as práticas de alfabetização instrumentais que tratam a língua como um código e não possibilitam aos alunos o seu pleno desenvolvimento como leitores e escritores de uma língua rica e dinâmica que se constitui na interação entre os sujeitos sociais.
Desde meados da década de 1980, com a chegada das ideias construtivistas, que os professores estão discutindo e refletindo sobre a alfabetização e o letramento. Contudo, para caminhar do velho ao novo paradigma ainda há muita resistência dos docentes, o que acaba por causar problemas na formação dos alunos.
Tendo em vista a problemática apontada, analise as assertivas abaixo, considerando a correta relação destas com a mudança de paradigma vivenciada na alfabetização.
I. Os professores mais resistentes não se sentem seguros no trabalho com metodologias pouco diretivas por não poderem controlar a aprendizagem dos alunos.
II. A escola oferece poucas oportunidades para que seus alunos vivam eventos significativos de lecto-escritura, produzindo um analfabetismo de resistência.
III. Práticas instrumentais são evidenciadas por exercícios estéreis que impulsionam os alunos a odiarem a escola e a rejeitar o conhecimento.
IV. Apesar das críticas a alfabetização instrumental tem contribuído para que nenhuma criança seja marginalizada pelo sistema.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas:
a. I, II e IV, apenas
b. II, III e IV, apenas
c. I, II e III, apenas
d. III e IV, apenas
e. I, II, III e IV
PERGUNTA 5
1. A escola é uma instituição que também tem a responsabilidade pela alfabetização e letramento de crianças e jovens, contudo as práticas pedagógicas de alguns professores evidenciam equívocos em relação ao que seja letramento, como é possível analisar pelos excertos a seguir:
1. Para mim, o aluno trocar ‘f’ por ‘v’ é um erro muito grave. Como é que eu posso aprovar uma criança que ainda é analfabeta?
2. Bom, se as crianças não errassem tanto, não fizessem tanta confusão com as letras e escrevessem corretamente, o ensino da leitura se tornaria mais fácil. O problema é toda essa ignorância e desconhecimento, bem do nível social deles, que é muito baixo.
3. Se não sabem ortografia, não sabem nada ou quase nada. Acho fundamental que o menino escreva corretamente, não cometa erros senão ele vai ficar pra trás. Nessa sociedade de hoje não há espaço para indivíduos iletrados.
4. Aluno letrado para mim é aluno culto, é um aluno que sabe um pouco de tudo, que tem muitas informações.
5. Criança letrada é criança viva, esperta, que sabe ler e escrever corretamente e, portanto, é plenamente alfabetizada; quero dizer, aproveitou ao máximo tudo o que a escola tinha para lhe oferecer.
6. Letrado é o aluno que frequentou a escola, que sabe ler, falar e escrever e redigir um texto corretamente.
(Excerto extraído de ASSOLINI, F.E.P.; TFOUNI, L.V. Letramento e trabalho pedagógico. Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa”, p.40)
Para compreender os depoimentos dos professores em relação ao conceito de letramento, analise as assertivas abaixo:
I. Para esses professores o letramento é uma habilidade ou técnica para ler e escrever.
II. O domínio do sistema da escrita e da norma culta da língua são a base do letramento, de acordo com esses depoimentos.
III. Os alunos, para esses professores, chegam à escola sem conhecimento da língua, por isso a escola é responsável por seu letramento.
IV. A perspectiva dos professores evidencia uma prática pedagógica interativa, que se apoia na escrita e leitura de diferentes gêneros textuais.
V. Práticas sociais de uso da escrita são reduzidas diante da concepção apresentada nos depoimentos.
Indique a alternativa que contém as assertivas verdadeiras:
a. I, II e V, apenas
b. I, III e IV, apenas
c. I, II, III e V, apenas
d. II, III, IV e V, apenas
e. I, II, III, IV e V
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta: 4 - c = I, II, II
5 - c = I, II, III e V
Explicação:
CacoSP:
Vc tem a resposta da atividade toda? Da 1 a 3?
Perguntas interessantes