Pedagogia, perguntado por lucasholiveiraleite, 9 meses atrás

Pergunta 3:
Uma grande pesquisa desenvolvida pelo sociólogo Pierre Bourdieu e por Jean-Claude Passeron nos anos 1960 deu início a uma crítica das instituições de ensino e da concepção de educação como um todo por comprovar que a estrutura da sociedade marcada por distinções sociais e privilégios de classe se reproduzia na escola. Os dados da pesquisa foram fundamentais para provar o aspecto segregativo da educação. Essa pesquisa e o posterior desdobramento teórico colocou em xeque o discurso da entidade escolar como lugar de reparação das desigualdades sociais. Questionava-se o papel da escola como um lugar responsável por um aspecto da construção de uma sociedade mais justa e, sobretudo, democrática.

Sobre a teoria de Bourdieu, podemos afirmar:

1. Segundo a teoria de Bourdieu, a escola privilegia a cultura das elites e ao mesmo tempo renega, negligência, discrimina e tenta apagar a cultura das classes menos favorecidas economicamente.
2. Bourdieu e Passeron comprovam, com sua pesquisa, que a escola reproduz desigualdades sociais mesmo dentro do contexto educativo, estas afirmações são pautadas por estudos estatísticos realizados nos anos 1961 e 1962 na França, que comprovam as desigualdades culturais dentro das escolas e como elas favoreciam uma classe em detrimento de outra.
3. Como procedimento metodológico da pesquisa realizada, os autores Bourdieu e Passeron levaram em consideração a instrução e a profissão dos pais. Os pesquisadores verificaram com os dados da pesquisa que apenas 6% dos filhos de operários conseguiram chegar ao ensino superior, o que comprovou a tese da exclusão por classe.
4. Bourdieu tentou de provar o papel segregativo da escola, para isso ele criou o conceito de “capital cultural”, que consiste em relacionar o domínio por parte de uma classe ou a ausência de conhecimentos julgados como relevantes pelo Estado, por outra classe social, com o sucesso ou o fracasso escolar da criança. Verifica-se que o sucesso escolar está ligado ao domínio de certos hábitos sociais e culturais mais ligados a classes altas.
5. Bourdieu e sua teoria podem ser considerados representantes de uma tendência que tem como objetivo manter a escola como um instrumento da preservação da estrutura social estratificada e baseada em classes e manter a escola com maior acesso a classe economicamente privilegiada.
a) Somente I e II estão corretas.
b) Somente a V está incorreta.
c) Nenhuma está correta.
d) Todas estão corretas.
e) Somente a V está correta.

Pergunta 4:
A pesquisa realizada por Bourdieu sobre as escolas na França foi a base para a crítica das instituições de ensino e da concepção de educação como um todo por comprovar que a estrutura da sociedade estava marcada por distinções sociais e privilégios de classe e que essas injustiças se reproduziam na escola. Ora, a escola não era democrática e, portanto, não poderia ser um instrumento de cidadania para todos. Sobre os estudos bourdieusianos em particular, é primordial abordar o conceito de violência simbólica.
Podemos definir o conceito de violência simbólico como:

a) Uma forma de agressão direta e física que não respeita os direitos fundamentais instituídos pela declaração dos direitos humanos de 1948.
b) uma forma de agressão que não se instaura pela força física, mas pela imposição de práticas e de ideologias de um grupo de maior poder político-econômico-social a outros de menor prestígio, sem explicações lógicas pertinentes e de forma dissimulada.
c) Uma forma de violência que se dá pela ação da polícia sobre o cidadão e que discrimina estrangeiros e pessoas de orientação LGBT somente.
d) Uma forma de violência exercida pelo estado que pressupõe a privação do direito de ir e vir, a cassação dos direitos políticos e de agremiação.
e) Uma forma de agressão que atinge as mulheres por ser um tipo de violência baseada no machismo e no sexismo, tendências muito acirradas na França do século XX, sobretudo na década de 60, época da realização da pesquisa.

Soluções para a tarefa

Respondido por paulopedrassi
12

Resposta:

da 4

B

Explicação:

o tipo de violência que é discutida por Bourdieu, tem caráter de dominação subjetiva, baseada em costumes sociais. Uma pratica cultural social, que são mediadas por todos os integrante da estrutura social, família, escola e comunidade.

Respondido por ematunaga
7

Resposta:

3) Somente a V está correta.

4) b)  uma forma de agressão que não se instaura pela força física, mas pela imposição de práticas e de ideologias de um grupo de maior poder político-econômico-social a outros de menor prestígio, sem explicações lógicas pertinentes e de forma dissimulada.

Explicação:

Perguntas interessantes