Pergunta 3
Preencha as lacunas escolhendo a alternativa correta.
Estes fatores – a criação da escola, o recentramento do núcleo familiar no _______________, a produção de disciplinas e saberes periciais, a promoção da administração simbólica da infância – radicalizaram-se no final do século XX, a ponto de potenciarem criticamente todos os seus efeitos.
Assim, a escola expandiu-se e universalizou-se, as famílias reordenaram os seus dispositivos de apoio e controle infantil, os saberes disciplinares sobre a criança adquiriram autonomia e desenvolveram-se exponencialmente, e a administração simbólica adquiriu novos _____________ com a Convenção dos Direitos da Criança e com normas de agências internacionais (como a UNICEF, a OIT, a OMS) configuradoras de uma infância global, no plano normativo.
Não obstante, importa sublinhar que esse esforço normalizador e homogeneizador, se tem efetivas consequências na criação de uma infância global, não anula ______________ inerentes à condição social, ao gênero, à etnia, ao local de nascimento e residência e ao subgrupo etário a que cada criança pertence.
Há várias infâncias dentro da infância global, e a desigualdade é o outro lado da condição social da infância contemporânea. Aliás, essa radicalização da modernidade - esta 2ª modernidade (U. Beck, 1999) – acentua essas desigualdades, no quadro do efeito ____________ do processo de globalização. É, por isso, necessário considerar esses efeitos.
Fonte: SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Crianças e miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, p. 9-34, 2004.
a) Cuidado dos filhos, saberes, desigualdades, heterogeneizador.
b) Poder paternal, direitos, verdades, normativo.
c) Cuidado dos filhos, instrumentos reguladores, desigualdades, homogeneizador.
d) Respeito aos pais, saberes, direitos, heterogêneo.
e) Respeito aos pais, instrumentos reguladores, direitos, heterogêneo.
Pergunta 4
O brincar sempre teve relação direta ou indireta com o comportamento humano, expressando emoção, timidez, dor e alegria. A criança tem necessidade de interagir, construir seus pensamentos, sentir suas emoções, seus desejos, suas vontades e tomar consciência do mundo social ao seu redor. E, nesse processo um faz de conta, uma dramatização, uma história contada, uma expressão corporal, um esconde-esconde, um manipular de objetos, dentre tantas possibilidades dos brinquedos e das brincadeiras, configuram experiências de aprendizagem a partir da ludicidade. Nesse sentido,
a) Dispensa planejamento docente, pois ele não se caracteriza como um fim em si mesmo na Educação Infantil.
b) O brincar deve assumir centralidade no desenvolvimento curricular da Educação Infantil.
c) O brincar deve acontecer depois das atividades curriculares na Educação Infantil como momento lúdico.
d) O brincar na Educação Infantil não requer intervenção do professor.
e)O brincar deve ter momento demarcado para acontecer na rotina diária das instituições de Educação Infantil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
3. Cuidado dos filhos, instrumentos reguladores, desigualdades, homogeneizador
4. O brincar deve assumir centralidade no desenvolvimento curricular da Educação Infantil.
helenicecerqueira:
obrigada tirei 10
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás