PERGUNTA 3
Para abrilhantar a importância das manifestações culturais no Brasil, ao contar a história da nossa formação, Ribeiro (1995), no livro “O povo brasileiro”, trabalha com a tese central da mestiçagem como composição da cultura em cenários regionais, resultado da junção de matrizes étnicas muito diferentes umas das outras: a matriz indígena, a europeia, a africana. Mas, apesar dessas confluências e diferenças, nos comportamos como uma só gente e falamos a mesma língua.
(RIBEIRO, D. O povo brasileiro. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)
Ao abordar a formação do povo brasileiro, Ribeiro (1995) destaca cinco vertentes. A partir de nossos estudos sobre “os cinco brasis”, associe cada vertente numerada a seguir com seus respectivos fundamentos:
1. Crioulo.
2. Caboclo.
3. Sertanejo.
4. Caipira.
5. Sulino.
( ) Este povoamento foi resultado da miscigenação entre indígenas e bandeirantes. A base alimentar indígena era a partir da mandioca, feijão, milho, abóbora, tubérculos, urucum e pimenta. No cultivo da terra, praticavam a técnica da coivara. Herdaram dos bandeirantes o toucinho de porco a rapadura, a pinga de cana.
( ) A produção era com base nos engenhos açucareiros exportadores para o mercado europeu. O povo era formado a partir da miscigenação entre brancos, indígenas e negros. Ocupava a faixa litorânea nordestina.
( ) A principal característica é a heterogeneidade cultural, pois reúne antigos paulistas, portugueses, espanhóis e mulheres guarani, formando os gaúchos.
( ) Povoamento formado no sertão nordestino por trabalhadores vaqueiros em terras de proprietários latifundiários. Não obtinham salário, recebiam como pagamento alimentos, sal e por vezes, uma rês de rebanho. Considerada uma das regiões mais pobres do país.
( ) É o resultado das matrizes étnicas indígena e europeia. A localização é na região amazônica. A economia baseia-se no extrativismo vegetal – que teve como principal produto a borracha–, do ouro, do estanho, drogas da mata, cacau, cravo, canela, urucum, baunilha, óleos e resinas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a. 4, 1, 5, 3, 2.
b. 4, 1, 5, 2, 3.
c. 3, 1, 5, 2, 4.
d. 2, 3, 4, 1, 5.
e. 2, 4, 1, 3, 5.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A letra (c) e a resposta
Respondido por
4
Resposta:
a. 4, 1, 5, 3, 2.
Explicação:
Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método de análise adotado centra-se no humano: nas suas características locais, no modo de sobrevivência, na cultura dotada e na religião que segue.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás