Português, perguntado por MTecch, 5 meses atrás

PERGUNTA 3

Os processos referencias são os responsáveis pela introdução, desenvolvimento e retomada do tema de um texto. Se a introdução geralmente ocorre por meio de uma expressão nominal, sua retomada pode ocorrer por uma série de outros elementos linguísticos além dessas expressões, tais como pronomes, numerais e elipses (KOCH; ELIAS, 2016, p. 87-100). Abaixo você encontra trechos de reportagens de jornal seguidos por uma descrição que indica por quais elementos o elemento destacado em negrito neles é retomado ao longo do trecho. Assinale a alternativa que apresenta uma descrição completa de todos os elementos que retomam o elemento em negrito ao longo do trecho.


a. Neste ano, foram sete jogos. Saíram só sete gols. Um gol por jogo, média muito inferior ao índice pífio obtido pela seleção brasileira nas eliminatórias passadas (1,7).
A dificuldade em fazer gols, em especial, fez os brasileiros sofrerem tanto para chegar à Copa de 2002. Em 18 partidas, a seleção nacional marcou apenas 31 vezes, 11 a menos que a rival Argentina.
Às vésperas de um novo torneio qualificatório, os números são desanimadores. Em dois jogos neste ano, a seleção campeã do mundo ficou no 0 a 0 (os empates sem gols já superaram os registrados pelo técnico Luiz Felipe Scolari).
Em 2002, a seleção registrou até a conquista do penta a ótima média de 3,31 gols por jogo. A bruta queda na produção ofensiva na volta de Parreira à seleção não incomoda até agora o treinador do tetra.

A “seleção brasileira” é retomada por “a seleção nacional”, “a seleção campeã do mundo”, “a seleção” e “a seleção”.

b. A ausência de Ronaldinho, suspenso, também contribui para a cautela do treinador. O meia-atacante está recebendo muitos elogios na Espanha devido às suas primeiras atuações no Barcelona, mas ele só poderá estrear nas eliminatórias contra o Equador.

“Ronaldinho” é retomado pelo pronome “suas” e pelo pronome “ele”.

c. O novo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Walter Feldman, já foi cético. Mas isso mudou. Na quinta-feira, dia da sua eleição que já era quase certa, ele seguiu à risca os conselhos da mulher, Élcita.
Estudiosa de astrologia e mitologia, ela analisou o trânsito do dia no mapa astral do marido. Constatou que poderia ter algum problema de comunicação se falasse de improviso. Ele redigiu o discurso de posse.

“O novo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo” é retomado pelo nome “Walter Feldman”, pelo pronome “sua”, em “sua eleição”, pelo pronome “ele”, pela expressão nominal “o marido”, em “mapa astral do marido”, e pela elipse em “se falasse de improviso” (se [o marido] falasse de improviso).

d. Rivaldo e Romário foram os artilheiros do Brasil nas eliminatórias passadas. Cada um fez oito gols. O primeiro atuou algumas vezes como atacante para melhorar a produção ofensiva do time. Já Romário teve chance em só três partidas, o suficiente para ele comandar a artilharia da equipe mesmo na condição de veterano.

“Rivaldo” é retomado pela expressão pronominal “Cada um” e pelo substantivo “atacante”.

e. O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), teve retirada a intubação na tarde de hoje, mas continua na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, na capital. Ele foi intubado, no domingo, após exames detectarem uma hemorragia na cárdia. Covas enfrenta desde outubro de 2019 um câncer metastático que atinge órgãos do sistema digestivo e, no mês passado, chegou aos ossos. O primeiro tumor havia sido detectado justamente na cárdia, válvula que fica próxima ao coração, entre o esôfago e o estômago.

“O prefeito licenciado de São Paulo” é retomado por “Bruno Covas”, por elipse em “mas continua na UTI” (mas [O prefeito licenciado de São Paulo] continua na UTI...) e por “Covas”, em “Covas enfrenta desde outubro de 2019 um câncer metastático...”

Soluções para a tarefa

Respondido por lorenscq
1

Resposta:

A “seleção brasileira” é retomada por “a seleção nacional”, “a seleção campeã do mundo”, “a seleção” (em “a seleção registrou até a conquista do penta...”) e “a seleção” (em “na volta de Parreira à seleção”).

Explicação:

Perguntas interessantes