PERGUNTA 3
O montante máximo de Juros Sobre Capital Próprio aceito como dedutível para efeitos tributários limita-se ao:
a.
Menor valor entre: (a) o valor obtido por meio da aplicação da TJLP sobre o saldo de Ajustes de Avaliação Patrimonial; e (b) o maior valor entre 50% do lucro apurado no exercício e 50% do somatório dos lucros acumulados com as reservas de lucros.
b.
Maior valor entre 50% do lucro apurado no exercício e 50% do somatório dos lucros acumulados com as reservas de lucros.
c.
Menor valor entre: (a) o valor obtido por meio da aplicação da TJLP sobre o patrimônio líquido; e (b) o maior valor entre 50% do lucro apurado no exercício e 50% do somatório dos lucros acumulados com as reservas de lucros.
d.
Maior valor entre o valor obtido por meio da aplicação da TJLP sobre o patrimônio líquido e 50% do saldo de Ajustes de Avaliação Patrimonial.
e.
Maior valor entre: (a) o valor obtido por meio da aplicação da TJLP sobre o patrimônio líquido; e (b) o maior valor entre 50% do lucro apurado no exercício e 50% do somatório dos lucros acumulados com as reservas de lucros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
A apuração do Juros sobre capital próprio deve ser feita com base no menor valor entre: (a) o valor obtido por meio da aplicação da TJLP sobre o patrimônio líquido; e (b) o maior valor entre 50% do lucro apurado no exercício e 50% do somatório dos lucros acumulados com as reservas de lucros.
Resposta:
c. Menor valor entre: (a) o valor obtido por meio da aplicação da TJLP sobre o patrimônio líquido; e (b) o maior valor entre 50% do lucro apurado no exercício e 50% do somatório dos lucros acumulados com as reservas de lucros.
Explicação:
Considerando os limites descritos e ainda a TJLP, Martins et al. (2013) interpretam que o montante máximo de JSCP aceito como dedutível para efeitos tributários limita-se ao menor valor entre: (a) o valor obtido por meio da aplicação da TJLP sobre o Patrimônio Líquido; e (b) o maior valor entre 50% do lucro apurado no exercício e 50% do somatório dos lucros acumulados com as reservas de lucros. Pág. 8