Biologia, perguntado por flavieneoliveira89, 8 meses atrás

PERGUNTA 3
As plantas cultivadas que conhecemos atualmente originaram-se a partir de ancestrais selvagens nos seus centros de origem. Com a Agricultura, iniciou-se o processo de domesticação da
plantas, que distingue as selvagens das espécies cultivadas. Os principais processos evolutivos que atuaram durante a domesticação de plantas cultivadas foram mutação, hibridação e flus
gênico, dispersão, migração e colonização, seleção e deriva genética. Quando, em plantas cultivadas, algumas mudanças adaptativas podem ocorrer a condições edafodimáticas diferentes
daquelas apresentadas em seus centros de origem, falamos que ocorreu o processo de:
a. Fluxo gênico.
b.Seleção.
O c Dispersão, migração e colonização.
d. Hibridização.
e. Mutação.

Soluções para a tarefa

Respondido por karollsantos8
7

Resposta:

letra c

Explicação:

O processo de dispersão dos organismos é formado por dois fenômenos: a migração e a colonização.

Em plantas cultivadas, algumas mudanças adaptativas podem ocorrer devido à

pressão de seleção, quando são submetidas a diferentes práticas de cultivo ou quando

introduzidas em áreas com condições edafoclimáticas diferentes daquelas apresentadas em seus centros de origem.

Respondido por lorenzogh
3

Resposta:

c. Dispersão, migração e colonização. VERDADEIRA

Explicação:

b.Seleção. ERRADA.

Porque a seleção é a ação natural ou artificial exercida em uma determinada população. Essa ação é apta para modificar frequências de alguns genes alelos, quando somente alguns indivíduos auxiliam para a formação das gerações seguintes.

As populações tornam-se mais adaptadas ao ambiente na qual estão introduzidas, quando é resultado do processo de seleção natural.

A seleção artificial pode ser realizada de forma intencional ou inconsciente, com a finalidade de aprimoramento das características vegetais para os interesses e as necessidades humanas. É o que conhecemos por domesticação.

As espécies domesticadas possuem várias alterações, resultantes da seleção, dentre as quais se destacam as genéticas, as morfológicas, as fisiológicas e as fenológicas. Entre essas modificações, conhecidas como síndromes de domesticação, salientam-se a perda de dormência e aumento no tamanho das sementes, mecanismo de dispersão ineficiente, hábito de crescimento determinado, arquitetura mais compacta, bem como redução de substâncias tóxicas.

Exemplos: o milho (Zea mays) e o arroz (Oryza sativa), que possuem maior dificuldade em dispersar seus grãos, porque estão ligados às infrutescências.

c. Dispersão, migração e colonização. VERDADEIRA. Porque as mudanças adaptativas podem ocorrer devido à pressão de seleção, quando são sujeitas a distintas práticas de cultivo ou quando inseridas em áreas de situações edafoclimáticas (relativo aos solos, temperatura, vento, precipitação pluvial, clima, etc) diferentes daquelas expostas em seus centros de origem.

a.Fluxo gênico. &  D. Hibridização. ERRADAS.

A hibridização natural é tida como o evento de maior relevância na evolução. Porque a partir da reprodução sexuada natural entre indivíduos de duas ou mais populações, gera um constante fluxo gênico entre as espécies selvagens e as cultivadas. Uma das respostas mais comuns em plantas cultivadas, após o fluxo gênico, é a possibilidade de sobrevivência desses indivíduos em ambientes extremos, como altitudes e temperaturas elevadas. No entanto, quando ocorre o inverso, o fluxo gênico da planta domesticada para o parental selvagem, pode ocorrer a redução da capacidade e do comprometimento da sua persistência em seu habitat, como ocorre no milho (Zea mays).

e. Mutação ERRADA. Porque a mutação é qualquer alteração na sequência de nucleotídeos, como na estrutura e no nº de cromossomos.

Perguntas interessantes