Pedagogia, perguntado por anaelisarodrigu, 7 meses atrás

PERGUNTA 3

A Descentralização da educação não é um movimento exclusivamente brasileiro. Em especial, ela é decorrente de reformas dos sistemas educativos que passaram por regimes antidemocráticos. No momento em que a democracia foi restaurada, um novo paradigma educativo fez-se necessário, buscando combater a concentração de poder em alguém ou em alguma instituição.

Para além desta importante motivação, a descentralização da educação vem atrelada ao entendimento de que:

a.
a descentralização é algo que se deve perseguir para que seja possível o controle pelo órgão central das atividades realizadas em nível local. Desta forma, há uma execução desvinculada da concepção da proposta, o que seria benéfico para a gestão da educação.

b.
as decisões devem ser tomadas por órgãos centrais para evitar fraudes, corrupção e uma atitude patrimonialista por parte do gestor educacional.

c.
a aproximação entre o centro do poder e os contextos locais é indevida, tendo em vista que em muitos municípios o que ocorre é a interferência de políticos na gestão da escola definindo, inclusive, quem ocupará o cargo de diretor.

d.
as escolas são dinâmicas em suas atividades, diversas nas suas concepções e devem prezar pela democracia e considerar seus contextos locais cuja aproximação entre o centro do poder e o chão da escola propiciará uma formação mais consistente dos estudantes.

e.
as escolas são muito similares ou mesmo iguais em seus contextos e que portanto, uma mesma situação deve ser estendida a todas elas para que haja igualdade de condições.

2 pontos

PERGUNTA 4

Tendo em vista os conceitos de Descentralização e Desconcentração, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:


escentralização

Desconcentração





( ) Busca a redistribuição do poder.

( ) Envolve a gestão compartilhada.

( ) Busca a aproximação entre o contexto local e o centro decisório.

( ) A Delegação de tarefas é executada sem a contraprestação necessária.

( ) Há a desresponsabilização do órgão central.



a.
1, 2, 2, 1, 1.

b.
2, 2, 2, 2, 2.

c.
2, 2, 1, 1, 1.

d.
2, 1, 2, 2, 1.

e.
2, 2, 2, 1, 1.

2 pontos

PERGUNTA 5

Heloísa Lück (2013), afirma que a participação, embora seja condição sine qua non para a democracia na escola, não basta para que uma educação democrática se concretize em seu interior.

De acordo com a autora, a educação democrática é aquela que:

a.
oferece a todos os partícipes do processo educativo escolar a possibilidade de participação na construção do fazer pedagógico da instituição, mas também a possibilidade de construir conhecimento acerca do processo em que se insere.

b.
oferece aos professores e alunos o direito à voz nas importantes decisões a serem tomadas no processo político pedagógicos das instituições de ensino.

c.
fornece ao diretor escolar plenos poderes para a resolução de todos os problemas institucionais e seus percursos pedagógicos, desde que tenha sido eleito para tanto. Nesse sentido, seu mandato representativo seria o suficiente para a garantia da educação democrática.

d.
prescinde de um aprofundamento vivencial e teórico do conceito de democracia por todos, restringindo-se à participação do Conselho Escolar.

e.
postula a eleição de diretores como única via possível para a implementação da gestão democrática.

Soluções para a tarefa

Respondido por dominicalerenata
2

Resposta: 3

D

Reposta 4- 2,2,1,1,1

Resposta 5- A

Explicação:

Re

Perguntas interessantes