PERGUNTA 3
1. Sobre o neoliberalismo, teoria derivada do liberalismo clássico, leia o texto abaixo:
A implantação da hegemonia neoliberal no Brasil, ao longo dos anos [19]90, exigiu não só a ascensão ao governo de uma orientação política afinada com os princípios doutrinários do livre-mercado e do antiestatismo, princípios ligados aos interesses do grande capital estrangeiro e nacional, particularmente o de caráter financeiro, mas a realização de uma série de reformas institucionais, muitas delas de caráter constitucional, que redefiniram a ossatura do aparelho de Estado, reforçando seu caráter autocrático-burguês. Tais reformas foram criadas com a finalidade de conter “qualquer componente democrática de controle do movimento do capital” (NETTO, 1993: 81). Ou seja, favorecer a mobilidade do capital diante do Estado e de toda e qualquer forma de controle mediada pela esfera de representação política e não pelo mercado (p. 1).
Fonte: MACIEL, D. Neoliberalismo e autocracia burguesa no Brasil. Disponível em: http://www.unicamp.br/cemarx/anais_v_coloquio_arquivos/arquivos/comunicacoes/gt3/sessao4/David_Maciel.pdf. Acesso em: 25.06.2018
Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. No século XX, o neoliberalismo político-econômico tornou-se hegemônico dentro do moderno cenário globalizado.
II. O neoliberalismo é uma ideologia político-econômica que nega a luta de classes e as desigualdades sociais, enquanto problemas do Estado, e privilegia a ação do grande capital.
III. A visão neoliberal de comércio prega a doutrina do chamado “Estado máximo”.
Está correto o que se afirma em:
a. Apenas a I.
b. I e II.
c. I e III.
d. I, II e III.
e. II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Oi,
b. I e II.
O neoliberalismo é uma teoria neoclássica que tem como alguns dos seus objetivos a abertura do mercado, a diminuição do Estado e o poder do capital, preza muito pela meritocracia para que haja uma mudança radical nas desigualdades sociais.
Esse pensamento cresceu pela maior parte dos países do mundo, reforçando o modelo capitalista que vem cada vez mais fazendo parte dos governos. E como qualquer teoria, essa teoria possui inúmeras fragilidades, assim como também os mais diversos pontos fortes, que a tornam hegemônica.
Perguntas interessantes