PERGUNTA 3
1. “A maneira de pensar dos gerentes influencia significativamente o comportamento das pessoas com quem convivem. Por isso, convém que eles conheçam suas características pessoais, especialmente suas ambições profissionais, antes de tentar motivar os outros. Nesse sentido, torna-se muito útil a contribuição do psicólogo Douglas McGregor (1960), que definiu dois tipos distintos de gerenciamento, que denominou Teoria X e Teoria Y.”
GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis estratégicos. São Paulo: Atlas, 2016. p. 224.
Com base no exposto e no que foi estudado sobre a teoria X, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – Para a teoria X, o trabalhador é preguiçoso e troca sua força de trabalho por um salário. Ele precisa ser controlado para que realize suas atividades corretamente.
PORQUE
II – O trabalhador encara o trabalho como uma punição, um castigo e não se sente motivado para
Soluções para a tarefa
Olá!
A afirmativa I é correta e a segunda é falsa.
A teoria X vê o trabalho como um preguiçoso que não gosta de trabalha, trabalha apenas para poder viver, pois precisa de dinheiro, mas não é que o trabalhador veja o trabalho como um castigo ou punição, ele vê o trabalho apenas como uma forma de ganhar dinheiro.
Já na teoria Y, o trabalhador vê o trabalho como algo natural e que é necessário para o seu próprio desenvolvimento e do resto da humanidade também.
Resposta:
b. as asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I;
Explicação:
I – Para a teoria X, o trabalhador é preguiçoso e troca sua força de trabalho por um salário. Ele precisa ser controlado para que realize suas atividades corretamente.
Análise: Na teoria X, segundo Chiavenato (2016), o comportamento humano é pautado por incentivos financeiros: o salário, que é controlado pela empresa onde a pessoa trabalha, o ser humano, para ser um recurso da organização, que precisa ser gerenciado por ela. Não há espaço para emoções; assim, os sentimentos precisam ser neutralizados por meio de planejamento por parte das organizações e controle. Contudo, o homem é irracional e incapaz de ter autocontrole; logo, é papel da organização controlá-lo. O indivíduo trabalha porque precisa receber o salário, mas ele é naturalmente preguiçoso e não gosta de trabalhar, além de ter como prioridade seus objetivos pessoais, e não os objetivos organizacionais da empresa.
II - O trabalhador encara o trabalho como uma punição, um castigo e não se sente motivado para....
Na visão de McGregor, na teoria X o trabalhador não gosta de trabalhar e trabalha apenas por necessidade, sendo preciso controlá-lo para que produza.