Pedagogia, perguntado por BiancaLavinia1185, 7 meses atrás

Pergunta 3

0 em 1 pontos


As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) presentes na educação brasileira configuram normas obrigatórias, que orientam os planejamentos curriculares nas mais diversas escolas. As diretrizes passam por um longo período de discussão até serem concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), elas precedem a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e são documentos importantes por trazerem as estruturas essenciais às práticas educativas, cabendo à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) especificar conteúdos e competências esperadas.

Qual é a recomendação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação de jovens e adultos sobre a proporcionalidade?

Resposta Selecionada:

Incorreta Assegurar aos alunos da EJA as identidades formativas semelhantes aos demais matriculados da escolarização básica.

Resposta Correta:

Correta Utilizar os materiais didáticos semelhantes aos matr

Soluções para a tarefa

Respondido por adriana7635
4

Resposta:

Utilizar os materiais didáticos semelhantes aos matriculados nas outras modalidades de educação básica.

Explicação: As DCN para a EJA orientam que a proporcionalidade ocorra. Isso implica na alocação e na disposição de componentes curriculares, dentro das práticas pedagógicas, capazes de oferecer identidades formativas aos alunos da EJA e que sejam proporcionais aos alunos das demais modalidades de ensino. Sendo assim, os materiais didáticos devem ser semelhantes, mas não significa que os números de professores devem ser proporcionais (quantidade exata ou idêntica entre diferentes modalidades e a EJA). Nesse sentido, tal proporcionalidade não faz referência nenhuma a ensino remoto, muito menos na proporção de 85% a mais que nas presenciais. A identidade formativa a ser assegurada é a comum, não são as identidades formativas semelhantes aos demais matriculados da escolarização básica. Outro aspecto é que as identidades formativas devem ser iguais aos jovens que as identidades formativas devem ser iguais aos jovens e adultos da EJA, isso implica que não devem ser superiores nem para adultos e nem para jovens.

Perguntas interessantes