PERGUNTA 2 Uma delas, que vem mantendo um lugar importante nos documentos escolares, é a concepção de que a aprendizagem está relacionada à vivência da criança e ao seu desenvolvimento biológico. Fundamentadas na teoria do cientista suíço Jean Piaget, as explicações para o desenvolvimento do conhecimento sobre a sociedade dedicavam-se, sobretudo, a estudar a possibilidade de a criança, na fase inicial de escolarização, aprender fatos abstratos, ausentes de concretude, como os fatos sociais, que não podem ser reproduzidos em laboratório. Ao procurar sanar essa deficiência, no campo dos estudos sociais, acreditou-se que a proximidade física com o objeto estudado pudesse suprir a ausência de concretude. Dessa forma, ao se pensar na elaboração de currículos em muitos estados brasileiros, a teoria piagetiana e a dos círculos concêntricos de Bruner se associaram para introduzir nas escolas os estudos relativos à sociedade. Um bom exemplo a ser citado são os Guias Curriculares para a implantação das reformas da Lei 5692/71, elaborados por Elza Nadai e Joana Neves, para o Estado de São Paulo. ABUD, Katia Maria. Tempo: a elaboração do conceito nos anos iniciais de escolarização. In: Historiae. Vol. 3 (1). Rio Grande: Editora da FURG, 2012.
A vivência dos alunos é importante para que seja possível compreender alguns conceitos, com base no texto e no e-book da unidade podemos afirmar que: (a)--O conceito de tempo e o conceito de relações sociais são fundamentais para a História e a Geografia, porém como são conceitos muito complexos eles são tratados e nível exploratório nos anos iniciais do ensino fundamental. (b)--Como os conceitos de tempo e de relações sociais são muito complexos, se busca fazer uma transposição didática onde se simplificam os conceitos de forma que ao mesmo tempo busca-se desenvolver habilidades para que as crianças compreendam os conceitos em sua complexidade. (c)--Os conceitos de tempo e de relações sociais apesar de sua complexidade podem ser trabalhados de forma intelectual com os alunos entendendo o conceito, pois assim usa-se a imaginação para melhorar o entendimento. (d)--Os conceitos de tempo e relações sociais ao serem tratados em caráter exploratório permitem que os alunos tenham uma visão completa dos conceitos através da transposição didática e o processo de facilitação e simplificação dos conceitos em si. (e)--Os conceitos de tempo e espaço não podem ser trabalhados em sua totalidade nos anos iniciais do ensino fundamental por conta da falta de experiência de vida dos alunos, sendo portanto esses coitos trabalhados de forma imaginativa e lúdica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A alternativa correta é a letra C.
Os conceitos de tempo e de relações sociais apesar de sua complexidade podem ser trabalhados de forma intelectual com os alunos entendendo o conceito, pois assim usa-se a imaginação para melhorar o entendimento.
Incentivar a imaginação é um ponto chave para o desenvolvimento do conhecimento do aluno, pois trata-se de uma forma de contextualização do aprendizado.
O que contribui para fixação e por consequência absorção no conhecimento do assunto leciona em sala de aula.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás