PERGUNTA 2
A partir do contexto histórico, social e artístico que resultou no neoclassicismo, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade - V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
I. O rigor metodológico possibilitou escavações arqueológicas mais eficazes, permitindo as descobertas de Herculano (1737) e de Pompéia (1748), que foram vistas como fontes concretas de conhecimento sobre a vida e a arte na antiguidade, influenciando no revival clássico.
II. A contrarreforma, iniciada no Concílio de Trento (1545 a 1563), determinou que a arte deveria ser usada como instrumento de fé e conversão – resultando, desta forma, no neoclassicismo como a arte oficial da igreja católica.
III. A busca pela liberdade individual e a felicidade deveriam estar ligadas ao rigor racional proposto nas ideias iluministas negando, assim, o estado absolutista e a dominação religiosa.
IV. A contrarreforma da Igreja buscou a razão absoluta, o cientificismo e as metodologias que vieram a possibilitar não só a Revolução Industrial, mas um novo olhar sobre a arte e sobre a própria religião.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
a.
V, F, V, F.
b.
F, V, F, V.
c.
V, V, F, F.
d.
V, F, F, V.
e.
F, V, F, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
I é verdadeira, de modo que o mundo foi, pouco a pouco, abandonando a "era da vocação" e entrando na "era da técnica", em que o rigor científico passou a marcar o trabalho humano.
II é falsa. Foi o barroco, e não o neoclássico, que serviu de "bandeira" para Contrarreforma.
III é verdadeira, de modo que a Grécia e a Roma Antiga, identificadas com estes valores, eram apontadas como uma "alternativa" ao modelo do Antigo Regime que então existia.
IV é falsa, tendo combatido a razão e as ciências em nome da reafirmação dos valores da Fé.
É correta a alternativa A.
Respondido por
11
Resposta:
Correta E A Letra A....
Perguntas interessantes