Pergunta 2
0 / 0,1 pts
Tema: A criança e a regra
Araújo (2007) nos fala, na prática, que o ambiente vivenciado pela criança influencia diretamente sobre seu desenvolvimento. Atitudes de escolas e professores em que prevaleciam relações sistemáticas de recompensa e punição não favoreceram a construção da autonomia. Num ambiente cooperativo desde a pré-escola, as crianças apresentam avanços no desenvolvimento moral e constroem relações mais amigáveis.
Analise as afirmações que se seguem.
I- A cooperação nas tarefas escolares precisa ser aprendida pelas crianças, e essa aprendizagem leva tempo.
II- No primeiro estágio, o da regra motora, a consciência da regra é puramente individual, satisfazendo os interesses motores das crianças, suas fantasias simbólicas, não existe compromisso com a regra.
III- Na autonomia, a obediência a uma regra se dá pela compreensão e concordância com sua validade. Na heteronomia a obediência à regra ocorre pelo medo da punição ou interesse nas vantagens a serem obtidas pessoalmente (MENIN, 1996).
IV- Os trabalhos em grupo são desaconselháveis para o desenvolvimento da habilidade de cooperar, pois gera muita conversa entre os membros do grupo.
V- Para favorecer a conquista da autonomia, a escola precisa respeitar e aproveitar as relações de cooperação entre as crianças. Os trabalhos em grupo favorecem as trocas e a construção de regras.
Estão corretas as afirmativas:
IV e V somente.
II, III e IV somente.
I, II, III e V somente.
III e IV somente.
I, III, IV e V somente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
I, II, III e V somente.
Explicação:
Perguntas interessantes