Pedagogia, perguntado por alecoelho53, 6 meses atrás

PERGUNTA 1Estabeleça a relação adequada entre termo “família” e as obras Laços de família, de Clarice Lispector, e Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus.
A - Núcleo tradicional, gerido pela figura marital/paterna.
B - Grupo formado por mãe e filhos.
I. Laços de família
C - Ideia de propriedade e escravização, relativa à origem da palavra (“famulus”: escravo, servo).
II. Quarto de despejo
D - Desprezo pela dependência em relação à figura masculina.
A relação correta é que se faz em:
a. A - II; B – II; C – I; D – I.
b. A - II; B – I; C – I; D – II.
c. A - I; B – II; C – II; D – I.
d. A - I; B – II; C – I; D – II.
e. A - I; B – I; C – II; D – II.

PERGUNTA 2Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus publicaram duas obras muito importantes no ano de 1960: Laços de família e Quarto de despejo. A respeito das diferenças entre os temas e o estilo das escritoras, pode-se dizer que ambas:
a. denunciaram a escassez de meios de a mulher garantir seu sustento.
b. privilegiaram questões existenciais em sua escrita, em detrimento das sociais.
c. viram na literatura um meio decisivo de se constituírem como sujeitos.
d. fizeram uma literatura militante, em favor dos direitos da mulher.
e. sofreram os mesmos preconceitos por parte da crítica.

PERGUNTA 3 Dom Casmurro é um romance da fase madura ou realista de Machado de Assis, publicado em 1900. Nele, Bento Santiago narra, em primeira pessoa, a história de seus amores e de Capitu, mas tudo indica que sua narração é influenciada por seu ciúme e suas inseguranças com relação a ela. Leia o excerto abaixo, transcrito desse romance.

“(...) Capitu era Capitu, isto é, uma criatura muito particular, mais mulher do que eu era homem. Se ainda o não disse, aí fica. Se disse, fica também. Há conceitos que se devem incutir na alma do leitor, à força de repetição. Era também muito curiosa. As curiosidades de Capitu dão para um capítulo. (...)
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008. p.154-155.
Do trecho transcrito de Dom Casmurro, pode-se depreender que Capitu:
age de modo ousado e justifica os ciúmes exagerados do narrador.
é uma personagem feminina cuja postura firme, investigativa e assertiva contrasta com os padrões de comportamento predominantes nas representações românticas.
sentia prazer em provocar Bentinho, que se sente inferiorizado em relação a ela.
é descrita de modo preconceituoso pelo narrador, que não admite que ela não tenha aprendido a fazer renda, uma habilidade que mulheres respeitáveis deveriam adquirir.
era inconveniente, por seu atrevimento em querer aprender latim.

PERGUNTA 4 Ao apresentar seu romance Úrsula (1859), Maria Firmina dos Reis escreve o seguinte:

“Mesquinho e humilde livro é este que vos apresento, leitor. Sei que passará entre o indiferentismo glacial de uns e o riso mofador de outros, e ainda assim o dou a lume. Não é a vaidade de adquirir nome que me cega, nem o amor-próprio de autor. Sei que pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato e a conversação dos homens ilustrados, que aconselham, que discutem e que corrigem, com uma instrução misérrima, apenas conhecendo a língua de seus pais, e pouco lida, o seu cabedal intelectual é quase nulo”.
Úrsula é o primeiro romance abolicionista publicado no Brasil, e um dos primeiros publicados por uma mulher. Nesse trecho do “prólogo” do livro, a autora:
a. é irônica quanto ao modo como seu livro será recebido pelo público: com indiferença e escárnio.
b. confessa achar injusto que as mulheres não possam ficar famosas por meio da literatura.
c. manifesta um acanhamento justificável pela pouca representatividade das mulheres na literatura, na época.
d. desmerece o próprio livro e a própria capacidade com o intuito de provocar a elite intelectual.
e. indica que gostaria que seu livro fosse bem recebido pelos intelectuais, homens ilustrados.

PERGUNTA 5 Leia o texto abaixo:
Quando à noite no leito perfumado
Lânguida fronte no sonhar reclinas,
No vapor da ilusão por que te orvalha
Pranto de amor as pálpebras divinas?

E, quando eu te contemplo adormecida
Solto o cabelo no suave leito,
Por que um suspiro tépido ressona
E desmaia suavíssimo em teu peito?
(...)
Álvares de Azevedo, Lira dos vinte anos. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999. p. 89.
Álvares de Azevedo é um dos principais nomes do Romantismo brasileiro. Sobre os versos transcritos acima, de sua obra Lira dos vinte anos (1852), considere as afirmações:

O sono da amada pode ser visto como forma de garantir sua castidade, pois, adormecida, ela não pode corresponder aos desejos do eu lírico.
“Virgem do meu amor” e “ó anjo de amor” são apóstrofes que o eu lírico dirige à amada, com o intuito de enaltecer sua pureza.
A suavidade dos suspiros da amada contrasta com o desejo ardente do eu lírico, representado pelo termo “febre”.
Estão corretas as afirmações em:

a. I e II, apenas.
b. III, apenas.
c. II, apenas.
d. I, II e III
e. I, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por gisajs
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Resposta:

1 - d. A - I; B – II; C – I; D – II.

2 - c. viram na literatura um meio decisivo de se constituírem como sujeitos.

3 - é  uma personagem feminina cuja postura firme, investigativa e assertiva contrasta com os padrões de comportamento predominantes nas representações românticas.

4 - c. manifesta um acanhamento justificável pela pouca representatividade das mulheres na literatura, na época.

5 - d. I, II e III

Explicação:

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