Pergunta 12 pts
Identifique se estão certas (C) ou erradas (E) as afirmativas abaixo:
( ) A Pedagogia da Infância foca seu olhar no atendimento de crianças de 0 a 12 anos de idade; prioriza o respeito ao direito de ser criança para além das fronteiras institucionais, que separam a Educação Infantil do Ensino Fundamental e vice-versa.
( ) Campos et al. (2011) alertam para a importância de considerarmos as experiências educativas vivenciadas pelas crianças na Educação Infantil ao ingressarem no Ensino Fundamental, destacando a necessidade de pensar a transição entre essas etapas de ensino.
( ) A investigação desenvolvida por Mota (2010) a respeito da instituição da política do Ensino Fundamental de nove anos no Brasil indica a constituição de um novo sujeito escolar infantil de cinco anos, que não é o mesmo da Educação Infantil e também não é o mesmo da antiga primeira série do Ensino Fundamental de oito anos. De acordo com a referida autora, essa política está provocando efeitos importantes em ambas as etapas que demandam, das instituições educativas e de seus profissionais, um olhar atento com relação às infâncias, para além da adaptação das crianças de seis anos ao Ensino Fundamental.
( ) A importância da articulação entre cuidar e educar no cotidiano da Educação Infantil é tratada no Parecer nº 022/2008 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
( ) Muitas vezes, o cuidado na Educação Infantil é concebido como uma prática de grande prestígio, sendo realizado principalmente pela professora.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
C - C - E - C - E
E - E - E - E - E
C - E - C - E - E
C - C - C - E - E
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 22 pts
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
( ) A visão de que a Educação Infantil tem o papel de socializar a criança é criticada por Sarmento (2003), que defende a desconstrução desse conceito como imprescindível e “[...] inerente à concepção da infância como objeto teórico e à interpretação das crianças como seres sociais plenos, dotados de capacidade de acção e culturalmente criativos” (2003, p. 59). Para esse autor, o conceito de socialização, inspirado nos pressupostos de Durkheim, compreende a criança como um ser “pré-social” e, portanto, passível “[...] de um processo de inculcação de valores, normas de comportamento e de saberes úteis para o exercício futuro de práticas sociais pertinentes” (SARMENTO, 2003).
( ) Dahlberg, Moss e Pence (2003, p. 65) ressaltam que há diferentes visões sobre a criança; uma delas refere-se à criança como “reprodutora de conhecimento, identidade e cultura”. Nessa perspectiva, a instituição de atendimento à criança é responsável por equipá-la, prepará-la com os conhecimentos, com as habilidades e com os valores culturais dominantes que já estão determinados “[...] tem também de ser treinada para se adaptar às demandas estabelecidas pelo ensino obrigatório” (Ibid.).
( ) Refletir sobre uma Pedagogia da Infância e, consequentemente, sobre a formação dos respectivos professores, pressupõe reconhecer a criança como sujeito de direitos, que vivencia diferentes infâncias em tempos e espaços sociais diversificados, considerando seu contexto de vida mais imediato, suas necessidades, peculiaridades e diferenças culturais, étnicas e de gênero. Requer, também, que se pense para além das fronteiras institucionais, que separam a Educação Infantil do Ensino Fundamental e vice-versa, sem perder de vista as especificidades que as constituem.
( ) Com o Ensino Fundamental de nove anos, a alfabetização está prevista para os três primeiros anos, o que torna o tempo mais flexível, possibilitando um maior espaço para o lúdico no 1º ano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V - F - F - F
V - F - V - F
F - V - F - V
V - V - V - V
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1ª - questão: C-C-C-E-E
2ª - questão: V-V-V-V
simoneraphael23:
certissimo
Perguntas interessantes