PERGUNTA 10
Leia o texto a seguir.
O rugido do jaguar abala a floresta; mas o caçador também despreza o jaguar, que já cansou de vencer.
Elle chama-se Jaguaré, o mais feroz jaguar da floresta; os outros fogem espavoridos quando de longe o pressentem.
Não é esse o inimigo que procura, porém outro mais terrível para vencê-lo em combate de morte e ganhar nome de guerra.
Jaguaré chegou à idade em que o mancebo troca a fama do caçador pela glória do guerreiro.
Para ser aclamado guerreiro por sua nação é preciso que o jovem caçador conquiste esse título por uma grande façanha.
Por isso deixou a taba dos seus, e a presença de Jandyra, a virgem formosa que lhe guarda o seio de esposa.
Mas o sol três vezes guiou o passo rápido do caçador através das campinas, e três vezes como agora deitou-se além nas montanhas da Aratuba, sem mostrar-lhe um inimigo digno de seu valor.
O romance Ubirajara, de José de Alencar, possui um subtítulo que diz “Lenda Tupy”. Lido o trecho apresentado, retirado do primeiro capítulo do livro, assinale a alternativa correta.
A história não se pretende verossimilhante, visto que se trata de uma obra de ficção a respeito da formação do estado do Tocantins.
Justamente, a utilização de um subtítulo como este, que diz “Lenda Tupy” indica uma busca por verossimilhança na obra por parte do autor, que pretende compor um mito a respeito da formação do estado do Tocantins.
O modo de elocução no trecho indica para uma tendência de elaboração em amplo detalhamento da descrição de cena.
No trecho, somos apresentados a Jaguaré, que logo percebemos como personagem principal da história pela exaltação de suas qualidades feita pelo narrador testemunha.
A utilização de um narrador testemunha já indica por si só traços de uma busca por verossimilhança na obra, visto que este tipo de narrador é considerado de maior confiabilidade em oposição ao narrador onisciente intruso ou aos narradores personagem e protagonista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Letra A: a história presente no romance Ubirajara, de José de Alencar, não pretende alcançar a verossimilhança, o que podemos notar facilmente pelo fato dela abordar uma Lenda Tupy, que já explica.
Por não pretender alcançar a verossimilhança, entende-se que a obra não busca ser realista, visto que há ficções que buscam garantir muita proximidade com a realidade, fugindo de exageros e criando cenários plausíveis. Não é o caso.
Abraços!
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás