PERGUNTA 1
Use seu conhecimento sobre como “mas”, “porque” e “portanto” funcionam como operadores argumentativos ao ler os textos a seguir e, na sequência, assinale a alternativa que corresponde aos operadores que preenchem adequadamente as lacunas.
Texto 1
Não acredite em nenhum “método” ou (pior) “metodologia” para fazer crítica de textos – não __________ os métodos ou as metodologias sejam intrinsicamente maus, __________ simplesmente ___________ eles o impedem de pensar de modo independente e de desfrutar sua liberdade intelectual em uma dimensão de pensamento que não admita regularidades rígidas (adaptado de Hans Ulrich Gumbrecht, Crítica. Folha de São Paulo, Caderno Mais, domingo, 13 de outubro de 2002.)
Texto 2
Uma pesquisa de comunicação descobriu que as pessoas tendem a ler, ouvir ou ver comunicações que apresentem pontos de vista do seu agrado e a evitar as demais. Dúzias de outras pesquisas revelam que as pessoas escolhem o material que combina com seus pontos de vista e interesses e evitam, amplamente, o que os contraria. A pesquisa também mostra que as pessoas “lembram” mais do material que apoia suas ideias do que daquele que as ataca. Finalmente, e sob certos aspectos de maneira relevante, também é seletiva a percepção e interpretação. Por exemplo, os fumantes que leram artigos sobre fumo e câncer preocuparam-se menos que os não fumantes com a possibilidade de o fumo realmente provocar o câncer.
___________, é óbvio que, se as pessoas procuram evitar as comunicações coletivas que contrariam seus pontos de vista e interesse, se tendem a esquecer as que recebem e se, finalmente, alteram aquelas de que conseguem lembrar-se, não é provável que as comunicações coletivas possam lhes causar mudança de pontos de vista.
Texto 1: porque; portanto; porque. Texto 2: no entanto.
Texto 1: porque; mas; porque. Texto 2: portanto.
Texto 1: portanto; mas; porque. Texto 2: porque.
Texto 1: no entanto; mas; portanto. Texto 2: portanto.
Texto 1: porque; mas; mas. Texto 2: porque
PERGUNTA 2
Quando estudamos os operadores argumentativos baseados no livro Escrever e argumentar de Koch e Elias (2016, p.61-76), entendemos que um dos conceitos associados à noção de operador é o conceito de escala argumentativa. Marque a opção abaixo que define corretamente o que é uma escala argumentativa:
Escala argumentativa é o conjunto de elementos que apontam ou orientam para uma mesma conclusão.
Escala argumentativa é o conjunto de certos elementos da gramática de uma língua que têm por função indicar ou mostrar a força argumentativa dos enunciados, a direção ou o sentido para o qual apontam.
Escala argumentativa é uma gradação de força (crescente ou decrescente) no sentido de uma mesma conclusão que uma classe argumentativa pode apresentar.
Escala argumentativa são as conclusões para qual nossos enunciados permitem orientar.
Escalas argumentativa são operadores que somam argumentos a favor de uma conclusão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Escala argumentativa é uma gradação de força (crescente ou decrescente) no sentido de uma mesma conclusão que uma classe argumentativa pode apresentar.
porque; mas; porque. Texto 2: portanto.
“Bruna tem celulite”
BRUNA TEM CELULITE
RIO DE JANEIRO – Bruna é uma jovem bonita, mas pouco se vê o seu rosto. Ele está sempre virado para baixo, na direção do celular. Até quando entra na piscina do clube, Bruna leva o smartphone, protegido por uma capa plástica.
Pesquisa divulgada por uma fabricante de aparelhos diz que em, em média, as pessoas consultam seus celulares uma vez a cada seis minutos e meio. Bruna não suportaria tamanha abstinência.
Explicação:
RIO DE JANEIRO – Bruna é uma jovem bonita, mas pouco se vê o seu rosto. Ele está sempre virado para baixo, na direção do celular. Até quando entra na piscina do clube, Bruna leva o smartphone, protegido por uma capa plástica.
Pesquisa divulgada por uma fabricante de aparelhos diz que, em média, as pessoas consultam seus celulares uma vez a cada seis minutos e meio. Bruna não suportaria tamanha abstinência.
(Retirado de Folha de São Paulo por Koch e Elias, 2016, p. 76.)
Resposta:
marque a alternativa cujo trecho apresenta um articulador textual de operação lógica que imprime o sentido de condicionalidade: R SE você é, para além de entender, capaz de sentir...
Explicação: