Pedagogia, perguntado por crislainemarti, 1 ano atrás


PERGUNTA 1

Texto I

O estudo da Geografia permite atribuir sentidos às dinâmicas das relações entre pessoas e grupos sociais, e desses com a natureza, nas atividades de trabalho e lazer. É importante, na faixa etária associada a essa fase do Ensino Fundamental, o desenvolvimento da capacidade de leitura por meio de fotos, desenhos, plantas, maquetes e as mais diversas representações. Assim, os alunos desenvolvem a percepção e o domínio do espaço (BNCC, 2016, p. 319).


Texto II

O significado do termo grafia extrapola, em muito, a escrita, o desenho, como, por exemplo, a simples elaboração de um texto ou de um documento cartográfico. Qualquer representação, seja ela realizada por meio de texto verbal, tabela de dados, desenho, fotografia ou imagem, deve ser apreendida, ou seja, interiorizada, por quem busca desenvolver competências no saber-fazer geográfico. (LESANN, Janine. Geografia no Ensino Fundamental I. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009, p.26)


Assinale a alternativa correta:


Os textos estão em desacordo em relação ao sentido conceitual da Geografia.


Ambos os textos estão de acordo quanto ao sentido da Geografia como disciplina.


O texto I traz um conceito que modifica o que havia sido apresentado pela autora do texto II.


Ambos os textos tratam da Geografia, mas com definições diferentes.


O texto II trata de habilidades diferentes das que seriam necessárias para cumprir o estabelecido no texto I.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
11
todas as alternativas estão corrtas.

Respondido por elenitasou
3

Resposta:

Ambos os textos estão de acordo quanto ao sentido da Geografia como disciplina.

Explicação:

O estudo de Geografia contribui para a compreensão e formação do conceito de identidade, expresso  de diferentes formas: na compreensão perceptiva da paisagem, que  ganha significado à medida que, ao observá-la, nota-se a vivência  dos indivíduos e da coletividade; nas relações com os lugares vividos;  nos costumes que resgatam a nossa memória social; na identidade  cultural; e na consciência de que somos sujeitos da história, distintos  uns dos outros e, por isso, convictos das nossas diferenças. Portanto esta de acordo com o enunciado nos dois textos.

Perguntas interessantes