PERGUNTA 1
Tecnologias emergentes e inovadoras estão presentes na área de jogos digitais. Novas plataformas e formas de interação estão sendo utilizadas como sensores, óculos e internet das coisas (IoT).
Assinale a alternativa que contempla plataformas consideradas emergentes ou mesmo recentes no mercado de jogos:
a.
PC e Consoles.
b.
Dispositivos Móveis e PC.
c.
Sensores, Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
d.
Consoles e Smart TVs.
e.
Relógios Inteligentes e Consoles.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
As Game Engines começaram a se destacar na década de 90 por facilitarem o desenvolvimento de jogos em alguns pontos de vista:
I. Adaptação de jogos já lançados para a criação de novos jogos.
II. Reutilização de elementos gráficos e sonoros.
III. Arquitetura modular.
É correto afirmar quais pontos de vista:
a.
I e III, apenas.
b.
II, apenas.
c.
I, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
I, II e III.
0,25 pontos
PERGUNTA 3
Alguns jogos são portados para diversas plataformas, incluindo dispositivos cujo sistema não foi desenvolvido para executar jogos. Jogos como Quake (ID Software, 1996) já foram executados em Outdoors com Realidade Aumentada.
Baseando-se nos estudos sobre Plataformas de Jogos, assinale a alternativa que NÃO contém uma plataforma voltada para jogos:
a.
Carros.
b.
Smart TVs e Top Boxes.
c.
Óculos de Realidade Virtual.
d.
Sensores de mãos.
e.
Sistemas multimídia de aviões.
0,25 pontos
PERGUNTA 4
Plataformas móveis como J2ME e Brew possuíam dispositivos com recursos encontrados nos smartphones atuais. Algumas das principais diferenças entre os telefones da nova geração e os feature phones, como eram chamados, são as configurações de hardware, as formas de interação e o tamanho da tela.
Sobre formas de interação com jogos digitais em dispositivos depreciados, pode-se afirmar que, a maioria dos jogos utilizava:
a.
Acelerômetro.
b.
Teclado.
c.
Touchscreen.
d.
Teclas alfanuméricas e Softkeys (tecla positiva e negativa).
e.
Joystick.
Soluções para a tarefa
Respondido por
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PERGUNTA 1
c. Sensores, Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
PERGUNTA 2
e. I, II e III.
PERGUNTA 3
a. Carros.
PERGUNTA 4
d. Teclas alfanuméricas e Softkeys (tecla positiva e negativa).
O mercado de games é um dos mais cobiçados no meio da tecnologia, movimentando bilhões de dólares todos os anos. O crescimento dos jogos online multiplataforma e mobile têm sido destaque ultimamente.
As atenções estão voltadas também para os eSports onde os cyber atletas estão ganhando salários e premiações cada vez mais altas, superando valores da maioria dos esportes.
Este ano de 2019 um prêmio de R$ 11,4 milhões de Reais foi pago para um único jogador.
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