PERGUNTA 1
Sobre a teoria do desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele, assinale a alternativa que contém uma informação incorreta:
( ) No nível da dedução informal o aluno consegue acompanhar uma prova formal.
( )No nível do rigor os alunos teriam capacidade para compreender outros tipos de geometrias, como as não euclidianas.
( )São cinco os níveis do desenvolvimento do pensamento geométrico.
( )No nível da dedução informal os alunos já conseguem realizar inclusão de classes de figuras, por exemplo, reconhecer que todo quadrado é um retângulo.
( )No nível da visualização o aluno já reconhece propriedades de identificação de uma figura.
PERGUNTA 2
A professora Jane pediu para que Pedro resolvesse a seguinte equação: 3(x+5) = x – 1. Pedro resolveu a equação utilizando o procedimento correto.
A seguir, a professora Jane perguntou ao Pedro:
- O que é uma equação?
Pedro não soube responder.
Considerando os dois tipos de conhecimento destacados por Sternberg (2000), podemos dizer que a dificuldade do Pedro reside em mobilizar o conhecimento:
A) declarativo.
B) de procedimento.
C) tácito.
D) como construto mental.
E) emocional.
PERGUNTA 3
Considere as afirmações abaixo:
I – Podemos identificar a presença do número de ouro em algumas construções antigas, por exemplo, nas pirâmides de Gizé.
II – Sobre a sequência de números de Fibonacci, se dividirmos cada número pelo seu antecessor, e prosseguirmos com as operações, iremos cada vez mais nos aproximar do número π (Pi).
III – As articulações entre Arte e Matemática só são possíveis quando trabalhamos com o número de ouro.
Está(as) correta(s) a(s) afirmação(ões):
III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
PERGUNTA 4
O vídeo “Arte & Matemática: simetria” traz a informação de que os pitagóricos consideravam duas figuras geométricas, naturalmente simétricas, como sendo as mais perfeitas. Essas figuras são:
A) triângulo e tetraedro.
B) círculo e cilindro.
C) círculo e esfera.
D)triângulo e pirâmide.
E) quadrado e cubo.
PERGUNTA 5
Figueiredo et. al (Programa Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares), ao discutir a relação interdisciplinar entre a Arte e Matemática, destacando o pintor Leonardo Da Vinci, por meio de obras como “Monalisa” e “O Homem Vitruviano”, relacionou as proporções da figura humana com as relações de qual número?
A) Número Pi.
B) Número natural.
C) Número de ouro.
D) Número racional.
E) Número de Euler.
santileticia:
respoista :
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1 - No nível da visualização o aluno já reconhece propriedades de identificação de uma figura.
2 - A) declarativo
3 - I, apenas
4 - Círculo e esfera
5 - Número de ouro
Explicação passo-a-passo:
Perguntas interessantes
Química,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás