Sociologia, perguntado por clovisjr, 1 ano atrás

PERGUNTA 1

Sempre que começamos uma conversa sobre o tema Diversidade, o mais comum é surgirem ideias e argumentos defendendo a importância da inclusão. A primeira inferência, portanto, é a de que valorizar as pessoas, independentemente de condição social, condição sexual, etnia, credo, etc., é uma questão ética, de respeito ao ser humano. Sobre o tema, Morrin (2000) faz uma importante discussão atentando que a diversidade se configura como:

a. O elemento que dota cada ação humana de sentido.
b. O caráter ao mesmo tempo singular e múltiplo do homem.
c. O fator que torna cada homem igual ao outro.
d. O espaço de discussão que fica apenas no nível do diálogo.
e. O significado que confere a todos os mesmos direitos.


PERGUNTA 2

A globalização econômica e mercadológica também ampliou as possibilidades de se trabalhar com equipes mais heterogêneas, com pessoas de nacionalidades, etnias, hábitos e valores diferentes. Esses fatores também contribuem para a maior diversificação da força de trabalho no país, tendo seus impactos sobre as organizações. Esse contexto nos evidencia que o ambiente organizacional é mais um espaço onde a diversidade se encontra presente contemporaneamente, pensando nisso os espaços de trabalho tem cada vez mais estimulado que as pessoas lidem diretamente com o elemento diversidade, acreditando que ela é parte integrante do conjunto de competências necessária para o pleno desenvolvimento do trabalho, principalmente quando falamos do relacionamento entre pessoas em equipes. Sendo assim, qual das seguintes posturas respeitaria o princípio da diversidade na realização das ações de trabalho?

a. Buscando realizar o trabalho de maneira igual, todos os dias, pois isso garante o melhor resultado;
b. Ouvir o posicionamento da equipe e escolher dentro das opções aquela que melhor representa a minha própria ideia;
c. Buscando considerar várias opiniões para assim criar uma ação única que represente a todos;
d. Fazer com que as pessoas não interajam na realização de suas atividades;
e. Deixar que cada pessoa realize o trabalho do jeito que preferir;

PERGUNTA 3

A contemporaneidade diz respeito aos tempos recentes, dos últimos vinte anos, e pode-se considerar como marca desta época o fenômeno da globalização ou da mundialização. A globalização, por ser um fenômeno espontâneo decorrente da evolução do mercado capitalista não direcionado por uma única entidade ou pessoa, possui várias linhas teóricas que tentam explicar sua origem e seu impacto no mundo atual, uma das mais significativas coloca o desenvolvimento tecnológico contínuo como uma característica que empreende profundas transformações no universo das organizações, fazendo com que os processos de trabalho ganhem uma roupagem própria. Mesmo entendendo que a evolução tecnológica é inevitável e que ela também promove uma série de avanços sociais, é impossível não visualizarmos problemas que acompanham esse fenômeno ainda nos dias de hoje, como por exemplo:

a. A diminuição da interação entre as pessoas;
b. A praticidade na resolução das nossas necessidades;
c. A dificuldade de acesso e difusão de informações;
d. A dificuldade em conseguir se comunicar a longas distâncias;
e. A redução de postos de trabalho em função da utilização de máquinas automatizadas;

PERGUNTA 4

A cultura das organizações passou por profundas mudanças a partir do desenvolvimento e avanço das tecnologias da informação. O saber, os comportamentos e as atitudes dos trabalhadores de certa empresa identificarão a cultura daquela organização. Nesse sentido, podemos também inferir que parte da cultura de uma organização está estritamente relacionada aos procedimentos técnicos adotados, ou seja, à sua cultura técnica, que pode ser definida como:

a. Marca do grupo de trabalho que promove o distanciamento de um traço intersubjetivo no desenvolvimento de procedimentos compartilhados.

b. Conhecimento coletivo das matérias relativas às atividades de determinado grupo social que o habilita a enfrentar os debates que se apresentam, em condições de defender os próprios interesses.

c. Domínio teórico do conteúdo relativo às práticas gerais de uma organização, desvinculado de experiências e vivências coletivas.

d. Característica do trabalho coletivo marcada pela ausência de relação as ações técnicas e os paradigmas associados ao desenvolvimento e formação tecnológica nas organizações.

e. Ausência do domínio das ferramentas práticas, marcado pelo desenvolvimento de uma postura extremamente voltada à desenvoltura social.


Soluções para a tarefa

Respondido por gerinff
5
Sobre a questão 1. Qual a resposta?
Perguntas interessantes