PERGUNTA: 1)QUE CAUSAS SAO ATRIBUIDAS AO PROBLEMA DISCUTIDO NO TEXTO? 2)QUAL A POSIÇÃO DO AUTOR DO TEXTO EM RELAÇÃO AO TEMA?PORQUE? JUSTIFIQUE COM ELEMENTOS DO TEXTO
Luxo de elite
Soluções para a tarefa
Menina cadê o texto
Pq assim agente não pode responde
Resposta:
O vestibular é mais que um exame. Enquanto está na escola, o aluno pode ir mal em uma prova, pois o que conta é sua média anual. Com o vestibular, não. Quem for mal sabe que só terá outra chance no próximo exame. Como se não bastasse, o teste resume os conhecimentos de uma vida de estudo em um dia ou dois. Ou seja, os nove anos do Ensino Fundamental e os três do Ensino Médio são aferidos em um domingo, e qualquer dor de cabeça ou indisposição estomacal pode destruir o desempenho. É um tipo de avaliação perversa em que a agilidade pode contar mais do que o conhecimento. Um candidato que conhece todas as respostas, mas precisaria de quinze minutos a mais do que o tempo regulamentar para assinalá-las, arrisca-se a perder a vaga para alguém com menos conhecimento, mas capaz de entender-se melhor com o relógio.
O problema adquire contornos mais carregados quando se examina o papel da faculdade na expectativa profissional dos jovens. No início do século, a universidade, no Brasil, era um luxo da elite. Em 1960, somente 1% da população possuía curso superior. Com a industrialização do país, esse perfil mudou. “A faculdade, hoje, é a tábua de salvação das famílias de classe média, que não conseguem acumular bens e precisam recompor seu patrimônio a cada geração”, explica a socióloga Gisela Taschner, da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. Atualmente, 8% dos brasileiros possuem diploma universitário. “A universidade é valorizada porque, no mundo de hoje, o capital do cidadão médio é sua escolaridade”, completa Gisela. Assim, para as famílias que se equilibram com dificuldade entre a prestação da casa e a possibilidade de trocar de carro no final do ano, a faculdade dos filhos é o único patrimônio que se pode deixar. E para os filhos das famílias humildes, o diploma é uma das poucas esperanças de ascensão social. (Adaptado Revista VEJA)
Explicação:
esse é o texto