PERGUNTA 1
Observe os dois textos a seguir:
A receita e o infográfico são textos que circulam em diferentes espaços e possuem uma função comunicativa.
Assinale a alternativa que explica corretamente o que representam esses textos:
a.
A receita é um texto do cotidiano e possui uma linguagem coloquial, por isso não pode ser comparado ao infográfico que é um texto cujo destinado é a enunciação de informações oficiais e circula nos locais de vacinação.
b.
Ambos os textos representam gêneros textuais que se constituem por uma composição temática, um estilo e uma forma composicional, ainda que circulem em diferentes esferas comunicacionais.
c.
Todo enunciado é carregado de ideologias, de valores, por isso podemos afirmar que apenas o infográfico é um gênero discursivo, porque enuncia ideias e valores importantes para outras pessoas.
d.
A receita é um gênero textual, pois está presente em livros de receita, geralmente familiares e o infográfico é um gênero discursivo porque enuncia uma informação de caráter coletivo, o que o torna um texto da esfera pública.
e.
O ensino de gêneros textuais na escola deve ocorrer desde a entrada da criança na Educação Infantil porque podem ser ilustrados e seus textos trazem uma linguagem simples e fácil para a leitura.
2 pontos
PERGUNTA 2
Há uma relação indissociável entre a concepção de aprendizagem, a concepção do ensino da língua do professor e sua prática pedagógica. A consciência dessa relação ajuda os professores a desenvolver novas práticas e modificar as velhas crenças acerca do ensino da língua na alfabetização. Partindo das concepções de língua dos estudos de Bakhtin há propósitos didáticos muito diferentes daqueles que apoiam o ensino em outras concepções de linguagem.
Assim, relacione a concepção de língua (oral ou escrita) Bakhtiniana às suas implicações para o ensino (princípios pedagógicos):
Concepção de língua (oral e escrita) Bakhtin Princípios Pedagógicos
A língua é viva e modifica-se progressivamente e, dentro de um contexto específico, marcados por valores e tensões são eventos irrepetíveis.
O enunciado é uma unidade significativa da língua.
Todas as línguas são legítimas no contexto histórico e social de suas práticas.
A pluralidade linguística nos contextos polifônicos.
A língua como processo dialógico evidencia que toda palavra tem uma contra palavra.
O ensino da língua não ocorre por palavras soltas e de frases descontextualizadas, mas por meio de reflexões metalinguísticas.
Ao ensinar a língua o professor oferece aos alunos diferentes experiências com múltiplos suportes, tipos textuais, gêneros e formas de enunciação.
A aprendizagem da língua é pautada em exercícios linguísticos por meio do resgate dos conhecimentos prévios, confronto de posições, escuta de múltiplas vozes, construção de estratégias de produção e interpretação, articulando a língua ao conhecimento de mundo.
Há o reconhecimento e respeito às diferentes línguas, aos falatantes e às diversidades culturais, o que impede práticas discriminatórias de imposição linguísticas.
As práticas são contextualizadas e permitem aos alunos a construção e reconstrução da língua a partir de processos reflexivos.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta:
a.
1A; 2C; 3D; 4E; 5B
b.
1C; 2B; 3A; 4D; 5E
c.
1E; 2A; 3D; 4B; 5C
d.
1B; 2D; 3C; 4A; 5E
e.
1D; 2E; 3B; 4C; 5A
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
b.
Ambos os textos representam gêneros textuais que se constituem por uma composição temática, um estilo e uma forma composicional, ainda que circulem em diferentes esferas comunicacionais.
Explicação:
acertei na avaliação
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás