PERGUNTA 1
O uso das tecnologias no Brasil apresenta uma dualidade entre o discurso e a prática. Para Bruzzi (2016), no âmbito do discurso as tecnologias são consideradas as salvadoras da educação nacional, mas na prática a situação é distinta, isso acontece pois:
I – Nenhum projeto de sucesso apresentou capacidade de capilaridade e profundidade para sua difusão em nível nacional.
II – A condição política e história do nosso país inviabilizou que as tecnologias adentrassem as escolas e nas práticas dos professores.
III – Poucas pesquisas são realizadas sobre a temática, o que impede que haja avanço científico sobre o tema.
IV – As tecnologias estão presentes nas escolas com práticas isoladas, dependendo do compromisso do professor.
V – A própria colonização do nosso país contribuiu para que as tecnologias fossem pouco utilizadas e quase esquecidas.
Está correto o contido em:
a. I, II, III e IV, apenas.
b. III, apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d. I, apenas.
PERGUNTA 2
Conforme apresentado por Bruzzi (2016), as Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC estão presentes na educação desde 1650, por meio de aparatos como o Horn-Book e o Ferule. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a utilização desses materiais.
a. O primeiro era utilizado para castigo físico aos que não se comportavam ou aprendiam. Já o segundo era uma madeira com impressos.
b. O primeiro servia como apontador/indicador. Já o segundo reforçava a ideia de uma educação punitiva porque era utilizado para castigar os alunos.
c. O primeiro servia para ajudar as crianças a aprender a ler e escrever. Já o segundo era utilizado para realização de atividades matemáticas.
d. O primeiro era utilizado para alfabetização de crianças e textos religiosos. Já o segundo servia como apontador/indicador.
e. O primeiro era utilizado para castigo físico aos que não se comportavam ou aprendiam. Já o segundo como apontador/indicador.
Soluções para a tarefa
Resposta
PERGUNTA-1 É A I, NENHUM PROJETO DE SUCESSO APRESENTOU CAPACIDADE DE CAPILARIDADEE PROFUNDIDADE PARA SUA DIFUSÃO
Explicação:
Sobre o uso das tecnologias no Brasil, podemos afirmar que a alternativa correta é: estão corretas I, II, III e IV, apenas.
- I – Correta. Não houve um projeto de sucesso, em nível nacional, que promovesse o uso da tecnologia na educação.
- II – Correta. A condição política e história do nosso país fez com que o incentivo ao uso das tecnologias não tivesse grande adesão por parte das escolas.
- III – Correta. As pesquisas ainda são poucas, o que dificulta o avanço científico sobre tecnologia na educação.
- IV – Correta. As tecnologias, quando presentes nas escolas, estão atreladas ao compromisso do professor.
- V – Incorreta. A colonização do nosso país não é uma causa para o uso reduzido das tecnologias em contextos escolares.
A respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC e sua presença na educação, podemos afirmar que a alternativa correta é:
O primeiro era utilizado para alfabetização de crianças e textos religiosos. Já o segundo servia como apontador/indicador.
- d) Correta. O Horn-Book é formado por uma madeira com impressos, cuja utilidade se referia à alfabetização de crianças por meio de textos religiosos. O ferule é uma espécie de espeto e servia como apontador ou indicador. Ambos eram utilizados também para aplicação de castigos físicos.
Tecnologia nas escolas
Para justificar a carência de adesão da tecnologia nas escolas, podemos elencar inúmeros fatores, sendo os principais a falta de investimentos financeiros para a devida aquisição de equipamentos e qualificação dos profissionais; e a carência de uma política pública que seja capaz de gerar uma cultura da tecnologia em todo o país, demonstrando a sua importância não só para o avanço da ciência, como também do sistema educacional em geral.
Saiba mais sobre educação e tecnologia em:
https://brainly.com.br/tarefa/19524284
#SPJ2
Nota 10