PERGUNTA 1
O tipo de empreendedor externo é caracterizado, principalmente, pela tendência a assumir riscos para alcançar um objetivo. O empreendedor externo pode ser classificado conforme a motivação para iniciar um novo negócio, sendo: empreendedor por oportunidade ou empreendedor por necessidade.
Sobre o empreendedor externo, analise as assertivas a seguir:
I – O empreendedor por oportunidade é aquele que se prepara para explorar uma oportunidade identificada.
Porque:
II – Em razão das dificuldades na sua carreira profissional, o empreendedor por oportunidade identifica a abertura de um negócio como uma forma de se manter empregado.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D a 1 verdadeira 2 falsa
Explicação passo a passo:
o empreendedor por necessidade e oportunidade possuem perfis distintos, mas a mesma vontade de se tornar dono do próprio negócio e vencer os obstáculos do universo corporativo.
Powered by Rock Convert
Você sabe quais as diferenças entre empreendedor por necessidade e oportunidade? Já conseguiu identificar em qual desses grupos você se insere? Calma! Caso não saiba muito bem do que estamos falando, nesse post você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o assunto.
Cada pessoa tem um estímulo para empreender. Seja qual for a razão para que alguém se arrisque em busca de seus sonhos, esses indivíduos são os responsáveis por manter o mercado sempre aquecido e criar novos métodos e produtos que são, diariamente, usufruídos por toda a sociedade.
Por serem tão importantes para o desenvolvimento da humanidade, é interessante sabermos mais a respeito. Por isso, o post de hoje pretende apresentar um panorama sobre os empreendedores por necessidade e oportunidade.
Ficou curioso? Então, continue com a leitura!
O que é um empreendedor por necessidade?
Você já ouviu falar em empreendedor por necessidade? Pois bem, quando utilizamos essa nomenclatura, nos referimos ao indivíduo que atravessa alguma dificuldade e vê no empreendedorismo a saída para seus problemas.
Assim, a necessidade pode se apresentar de diversas maneiras:
perda do emprego;
diminuição da renda familiar;
dificuldade em recolocar-se no mercado.
Ou seja, diante da necessidade real em conseguir renda para sobreviver, essas pessoas decidem abrir um novo negócio.
Salienta-se que, via de regra, eles têm pouca experiência empresarial e, portanto, podem enfrentar mais dificuldades em fazer o negócio prosperar. No entanto, com estudo e dedicação o sucesso é uma meta plenamente palpável.
O empreendedor por oportunidade é, antes de tudo, um exímio observador. Ele está sempre atento às necessidades e demandas do consumidor contemporâneo e, ao enxergar a carência de determinado produto ou serviço, resolve implementá-lo em uma determinada região.
Identificar boas oportunidades não é uma tarefa simples e, por isso, é possível observar que esse perfil possui um conhecimento prévio — mesmo que não seja aprofundado — sobre o mercado.
Além disso, esse empreendedor é ousado.Alguns abandonam os empregos para se dedicarem à ideia e outros até utilizam as reservas financeiras para investir naquilo que acreditam ser uma oportunidade de crescimento.
Resposta:
Resposta Correta:
Correta A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Comentário da resposta: Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a assertiva I está correta, já que o empreendedor por oportunidade busca desenvolver um novo negócio, por ter identificado uma nova oportunidade para desenvolver seu empreendimento. A assertiva II está incorreta, pois quem busca montar um negócio por falta de opção ou por estar desempregado é o empreendedor por necessidade, e não por oportunidade.