Pergunta 1
“O objetivo deste artigo é, a partir de uma concepção ampla e sistêmica da problemática educacional brasileira, procurar identificar como as práticas de educação de jovens e adultos, assim como a reflexão pedagógica em torno delas, foram traçando uma história particular, que encerra mais que a sucessão de iniciativas pontuais e provisórias, em torno das quais não se gera nenhum acúmulo.” (PIERRO; JOIA; RIBEIRO, 2001, p. 59).
Analisando o fragmento acima, retirado do texto-base Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil , de Maria Clara Di Pierro, Orlando Joia e Vera Masagão Ribeiro, estudado na semana , o que podemos afirmar sobre a concepção ampla e sistêmica do fenômeno educativo?
a) Quando a abordagem do fenômeno educativo é ampla e sistêmica, o lugar da educação de jovens e adultos pode ser entendido como marginal ou secundário.
b) Quando a abordagem do fenômeno educativo é ampla e sistêmica, a educação de jovens e adultos é necessariamente considerada como parte integrante da história da educação.
c) Quando a abordagem do fenômeno educativo é ampla e sistêmica, o lugar da educação de jovens e adultos é marginalizado.
d) Quando a abordagem do fenômeno educativo é ampla e sistêmica, há um apagamento dos sujeitos na história e na sociedade.
Pergunta 2
Baseando-se no texto-base da semana 2, Letramento e Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas: Um Balanço da Produção Científica, das autoras Claudia Lemos Vóvio e Ângela B. Kleiman, considere o fragmento abaixo:
“Porém, o panorama educacional brasileiro nos mostra que a efetivação do direito à educação com qualidade para jovens e adultos é ainda um grande desafio.” (VÓVIO; KLEIMAN, 2013, p. 177).
Sobre os discursos nacionais e internacionais, como a alfabetização é correto afirmar que:
I. A alfabetização é apontada como processo fundamental para a construção de um projeto de sociedade inclusiva e democrática;
II. A alfabetização constitui-se como requisito necessário para dar continuidade à escolarização;
III. A alfabetização é vista, apenas, como processo de reprodução dos sentidos;
IV. A alfabetização não deve promover a criticidade e a reflexão dos cidadãos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) I e II
b) III e IV
c) I, II, III, IV
d) II, IV e IV
Pergunta 3
Considerando o texto-base Alfabetização na EJA: Leitura, escrita e cidadania, da autora Mara Mansani, estudado na semana 5, coletamos o fragmento abaixo:
“Minhas turmas de EJA eram praticamente salas multisseriadas” (MANSANO, 2018, on-line).
O que podemos inferir sobre a expressão SALAS MULTISSERIADAS?
a) Vários níveis de aprendizagem em um mesmo espaço.
b) O mesmo nível de aprendizagem na mesma sala de aula.
c) Salas disponibilizadas para que os alunos vejam séries.
d) Disponibilidade de muitas salas de aulas na escola.
Pergunta 4
“A fixação da CEAA, de 1947, como marco da atuação da União em favor da educação de adolescentes e adultos; a emergência de movimentos de educação popular na década de 1960 e a constituição de uma proposta e um paradigma pedagógico para a EJA, com o trabalho de Paulo Freire; a repressão do regime militar às práticas educativas de orientação freireana e a instalação do MOBRAL, em 1970, constitui a base de uma tradição historiográfica da EJA.”
Considere o fragmento acima, retirado do texto-base da semana 1, História e Historiografia da Educação de Jovens e Adultos no Brasil - Inteligibilidades, Apagamentos, Necessidades, Possibilidades, de Cristiane Fernanda Xavier. Baseando-se nas ações sociais e seus nomes, relacione as colunas:
Coluna 1 Coluna 2
A) CEAA 1) Movimento Brasileiro de Alfabetização
B) EJA 2) Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos
C) Cruzada ABC 3) Educação de Jovens e Adultos
D) MOBRAL 4) Cruzada de Ação Básica Cristã
Selecione a alternativa correta:
a) A1 – B2 – C3 – D4
b) A3 – B1 – C2 – D4
c) A2 – B1 – C4 – D3
d) A2 – B3 – C4 – D1
Pergunta 5
“Ao analisar o medo da educação bancária em assumir a dialogicidade como prática educativa Paulo Freire (1977), afirma que rejeitar o diálogo é manter o pessimismo em relação aos homens e a vida.” (COSTA; CUNHA; NEVES; VIEIRA, 2018, p. 9319).
Analisando o fragmento acima, extraído do texto Concepções da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular no Brasil: Um Estudo à Luz de Paulo Freire, dos autores Nívia Maria Vieira Costa, Alessandra Sampaio Cunha, Joana D’arc de Vasconcelos Neves e Norma Cristina Vieira, o que podemos inferir sobre o diálogo, nos processos educativos em que é predominante a Educação Bancária?
a) o diálogo é entendido como algo capaz de responder às necessidades educativas dos educandos.
b) o diálogo é entendido algo comprometido e rápido.
c) o diálogo é entendido como algo descomprometido, demorado ou como não sendo capaz de responder às necessidades educativas dos educandos.
d) o diálogo é entendido como algo comprometido e capaz de responder às necessidades educativas dos educandos.
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Resposta:
1-Quando a abordagem do fenômeno educativo é ampla e sistêmica, a educação de jovens e adultos é necessariamente considerada como parte integrante da história da educação. 2-I e II 3-Vários níveis de aprendizagem em um mesmo espaço. 4- A2, B3, C4, D1 5-o diálogo é entendido como algo descomprometido, demorado ou como não sendo capaz de responder às necessidades educativas dos educandos.
Explicação:
10/10
lucasenokp9ooh9:
Obrigado
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