Informática, perguntado por anselmoliveira, 5 meses atrás

PERGUNTA 1
O design centrado no humano requer iterações em cada etapa: modelagem – análise e design – implementação – teste – implantação. Assim, é possível evitar risco ao longo do ciclo de integração a cada repetição. Com relação às etapas e possíveis ferramentas para design centrado no humano, avalie as afirmativas a seguir.
I. Na primeira etapa de “Encontre as necessidades/desejos dos usuários”, recomenda-se utilizar a ferramenta de protótipo.
II. Na segunda etapa, “Faça análises para classificar e ordenar suas descobertas para que façam sentido”, recomenda-se utilizar a ferramenta de análise de tarefas.
III. Após a etapa de projetar uma solução potencial de acordo com as diretrizes de design e princípios fundamentais de design, na próxima etapa, recomenda-se utilizar ferramentas como entrevista e observação.
Está correto o que se afirma em:
a. I e III, apenas.
b. II, apenas.
c. I, II e III.
d. I e II, apenas.
e. II e III, apenas.

PERGUNTA 2
O processo centrado no humano é centrado no usuário — similar ao cascata, em termos de atividades, mas a avaliação é central — e pode ser iniciado de qualquer atividade. Shneiderman (1998 apud SOBRAL, 2019) propõe três pilares: ____________ detalhada de elementos como cores, fontes, terminologia, ações e layout; ____________ clara e cuidadosa; teste de ____________ junto aos usuários para checagem de requisitos.
Preencha as lacunas escolhendo a alternativa CORRETA.
a. Especificação, usabilidade, prototipagem.
b. Usabilidade, prototipagem e especificação.
c. Especificação, prototipagem, usabilidade.
d. Usabilidade, prototipagem, especificação.
e. Usabilidade, especificação, prototipagem.


esgemerson: 2 - c. Especificação, prototipagem, usabilidade.
esgemerson: 1- b. está errada

Soluções para a tarefa

Respondido por camposrafaelc
2

pergunta 1

II apenas

Respondido por fabriciojales
12

Resposta:

Pergunta 1 (1,48 em 1,48 pontos)

O design centrado no humano requer iterações em cada etapa: modelagem – análise e design – implementação – teste – implantação. Assim, é possível evitar risco ao longo do ciclo de integração a cada repetição.

Com relação às etapas e possíveis ferramentas para design centrado no humano, avalie as afirmativas a seguir.

I. Na primeira etapa de “Encontre as necessidades/desejos dos usuários”, recomenda-se utilizar a ferramenta de protótipo.

II. Na segunda etapa, “Faça análises para classificar e ordenar suas descobertas para que façam sentido”, recomenda-se utilizar a ferramenta de análise de tarefas.

III. Após a etapa de projetar uma solução potencial de acordo com as diretrizes de design e princípios fundamentais de design, na próxima etapa, recomenda-se utilizar ferramentas como entrevista e observação.

Está correto o que se afirma em

RESPOSTA: II, apenas

Pergunta 2 (1,42 em 1,42 pontos)

Processo, no latim, significa procedere (verbo que indica a ação de avançar, ir para frente), ou seja, um conjunto de ações que objetivam atingir uma meta.

Com relação às etapas do processo de software, avalie as afirmativas, a seguir:

I. Trata-se de um conjunto de passos ordenados para entregar um produto de software.

II. Trata-se de um conjunto de atividades para especificação, projeto, implementação e teste de software.

III. Trata-se de um conjunto de etapas bem especificadas e padronizadas.

Está correto o que se afirma em:

RESPOSTA: I e II, apenas

Pergunta 3 (1,42 em 1,42 pontos)

O processo centrado no humano é centrado no usuário — similar ao cascata, em termos de atividades, mas a avaliação é central — e pode ser iniciado de qualquer atividade. Shneiderman (1998 apud SOBRAL, 2019) propõe três pilares: ____________ detalhada de elementos como cores, fontes, terminologia, ações e layout;  ____________ clara e cuidadosa; teste de ____________  junto aos usuários para checagem de  requisitos.

SOBRAL, W. S. Design de Interfaces: introdução. São Paulo: Érica, 2019. Disponível em:

Preencha as lacunas escolhendo a alternativa CORRETA.

RESPOSTA: Especificação, prototipagem, usabilidade

Pergunta 4 (1,42 em 1,42 pontos)

Ferramentas de pesquisa são essenciais para a concepção do design centrado no humano. Segundo Benyon (2011, p. 32), “as técnicas são muitas e variadas e dependem das circunstâncias”. As mais específicas do design estão listadas a seguir.

BENYON, D. Interação humano-computador. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

1 – Prototipação.

2 – Esboços.

3 – Storyboards.

4 – Moodboards.

I – Colagem de materiais – captura o ambiente ou a sensação de um lugar ou design – utilizado em design de interiores e publicidade – participantes e lista de tarefas.

II –  Simulação em papel e lápis, ou walkthrough da aparência e funcionalidade do sistema – usa sequência de diagramas/desenhos – mostra snapshots-chave – rápido e fácil.

III – Em papel – avaliação das ideias iniciais – resultado de brainstorming – design participativo.

IV – Baixa fidelidade = artefato fim – baratos – simples – rápidos de construir – alta fidelidade = produto final – horizontal e vertical – conceitual e físico – em vídeo e em papel – com ou sem computador.

Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação.

RESPOSTA: 1-IV; 2-III, 3-II; 4-I

Pergunta 5 (1,42 em 1,42 pontos)

Ferramentas de pesquisa são essenciais para concepção do design centrado no humano.  Segundo Benyon (2011, p. 32), “as técnicas são muitas e variadas e dependem das circunstâncias”.

BENYON, D. Interação humano-computador. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Avalie as afirmações a seguir e as correlacione adequadamente aos termos aos quais se referem.

1 – Entrevistas.

2 – Questionários.

3 – Observação.

I – Recursos limitados – proteger privacidade – para corroborar com outros achados – barato para ter muita informação.

II – Verifique execução in situ – registre: filme, grave, anote, esboce, fotografe – focalize a execução – talvez generalizar depois.

III – Técnica direta, flexível, pouco estruturada e interativa – contato com usuário e não cliente – em geral, perguntas genéricas para específicas.

Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação:

RESPOSTA: III-1; I-2; II-3

Pergunta 6 (1,42 em 1,42 pontos)

“O ciclo de vida do projeto de um sistema consiste nas etapas necessárias para o desenvolvimento do software. Cada modelo de ciclo de vida trata da relação das etapas e validação junto aos clientes ou usuários, de acordo com as suas particularidades” (SOBRAL, 2019, p. 56).  

SOBRAL, W. S. Design de interfaces: introdução. São Paulo: Érica, 2019. Disponível em:

Avalie as afirmações a seguir, em relação às etapas do ciclo de vida, e as correlacione adequadamente aos termos aos quais se referem.

1 – Definição de requisitos.

2 – Projeto.

3 – Implementação.

4 – Teste de unidade.

5 – Teste de integração.

6 – Implantação e manutenção.

I –  É feita a análise dos requisitos e a análise do próprio projeto do sistema.

II –  Feita por um analista, que usa técnica específica.

III – O software é colocado no momento em que o sistema é disponibilizado para uso.

IV – São realizados quando todas as partes estão prontas e foram testadas de forma individual.

V – São realizados individualmente em cada parte ou módulo que constitui o software.

VI – Consiste na codificação das especificações projetadas em linguagem de programação.

Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação.

RESPOSTA: 1-II; 2-I; 3-VI; 4-V; 5-IV; 6-III

Pergunta 7 (1,42 em 1,42 pontos)

Segundo Benyon (2011, p. 121), “protótipos podem ser usados para mostrar um conceito, por exemplo de um carro, para testar detalhes no estágio inicial, ou em estágios posteriores para especificar o produto final, pode ser realizado em papel ou um software sofisticado”.

BENYON, D. Interação humano-computador. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Com relação às características envolvendo o protótipo, avalie as afirmativas a seguir.

I.  É uma representação ou implementação abstrata e total do design de um sistema.

II. Trata-se de uma ferramenta para explorar alternativas e argumentações possíveis, alternativas de design e sua argumentação podem ser exploradas.

III. É usado pelos designers para enquadrar, refinar e descobrir possibilidades.

IV. Pode ser feito de algo tão simples, como papel e papelão, ou outro material adequado.

Está correto o que se afirma em:

RESPOSTA: II, III e IV, apenas

Explicação: 10/10 (Corrigido no AVA)


sandramaracosta: Obrigada 10/10
jjs2204: obrigada!
jfsantiago1981: 10/10 Valeu
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