Pergunta 1 O conhecimento sobre as teorias explicativas do fracasso escolar é um componente importante na formação de futuros profissionais da Pedagogia. O texto base da Semana 5 (Na vida Dez, na escola Zero), apresentou algumas destas teorias e os respectivos autores. Indique na Coluna B os autores responsáveis pelas teorias indicadas na Coluna A. A Teoria B Autores A) Fracasso dos indivíduos Brooks, 1966 B) Fracasso de uma classe social Freitag, 1979 C) Fracasso de um sistema social, econômico e político Freitag, 1979; Porto, 1981 D) Desnutrição Lewis, 1967, Hoggart, 1957 E) As escolas constituem aparelhos ideológicos do estado Patto, 1973 F) Autoconceito pobre,sentimento de culpa, vergonha e problemas familiares Poppovic, Esposito e Campos, 1975 Pergunta 2 Leia a seguir um trecho do texto base Na Vida Dez, na Escola Zero e assinale a alternativa que completa corretamente o texto : [...] No contexto do estudo das dificuldades de aprendizagem da matemática, Gay e Cole partiram, então, do pressuposto de que era necessário conhecer melhor a matemática inerente às atividades da vida diária na cultura dessas crianças a fim de construir, a partir dessa matemática, pontes e ligações efetivas para a matemática mais abstrata que a escola pretende ensinar. Além disso, Cole (1977) sugere que fato corriqueiro de que as pessoas desempenham com maior habilidade aquelas tarefas em que têm mais prática levou-o a pressupor....
B)que os processos cognitivos podem ser de natureza situacional, o que implica em ser possível encontrar-nos sujeitos que demonstrem uma habilidade em certo contexto e não em outro(s). que os processos cognitivos podem ser desenvolvidos em qualquer situação e que esta realidade mostra que nem todos conseguem aprender que os indivíduos com classes sociais baixas tendem a ter um desempenho insatisfatória na escola em matemática que nem todas as crianças, c)independentemente de sua classe social, possuem a capacidade de aprender matemática d)que as crianças das classes baixas necessitam sempre de reforço escolar pois ingressam na escola com grandes déficits culturais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
QUESTÃO 1
F E C B D A
A) Fracasso dos indivíduos (F) Brooks, 1966
B) Fracasso de uma classe social (E) Freitag, 1979
C) Fracasso de um sistema social, econômico e político (C) Freitag, 1979; Porto, 1981
D) Desnutrição (B) Lewis, 1967, Hoggart, 1957
E) As escolas constituem aparelhos ideológicos do estado (D) Patto, 1973
F) Autoconceito pobre,sentimento de culpa, vergonha e problemas familiares (A) Poppovic, Esposito e Campos, 1975
QUESTÃO 2
que os processos cognitivos podem ser de natureza situacional, o que implica em ser possível encontrar-nos sujeitos que demonstrem uma habilidade em certo contexto e não em outro(s).
QUESTÃO 3
FALSO no baixo capital cultural das famílias das classes populares. VERDADEIRO na incapacidade de aferir a real capacidade da criança. FALSO devido à ideologização do ensino que privilegia conhecimentos das classes dominantes e não das classes populares.
VERDADEIRO na incapacidade de estabelecer uma ponte entre o conhecimento formal que deseja transmitir e o conhecimento prático do qual a criança, pelo menos em parte, já dispõe.
VERDADEIRO no desconhecimento dos processos naturais que levam a criança a adquirir o conhecimento.
QUESTÃO 4
clínico piagetiano, duas, habilidades, compreensão.
QUESTÃO 5
FALSO o sistema de cálculo em uso nas escolas é inerentemente superior ao sistema utilizado por nossos sujeitos.
VERDADEIRO o sujeito trabalha por chunking ou pelo agrupamento de porções da resposta até obter o total.
VERDADEIRO É possível que uma criança adquira fluência nos métodos informais de composições ou uso de unidades naturais, sem dominar os métodos escolares.
VERDADEIRO nossos sujeitos [da pesquisa] são mais concretos, resolvendo os problemas concretos (situação natural).
VERDADEIRO o indivíduo determina a resposta de um sub-problema simples e vai juntando componentes simples até compor a resposta do problema global
Explicação:
10