Pergunta 1
Normalmente, o professor ministra aulas para um grande número de alunos, utilizando uma modalidade única de ensino. Dessa forma, atinge os objetivos pedagógicos com parte da turma, em geral, um grupo específico de alunos. Aqueles alunos com habilidades diferentes, tanto além quanto aquém do repertório necessário para aprendizagem, acabam não contemplados e, consequentemente, com dificuldades na aprendizagem.
Como a neurociência pode contribuir para uma mudança desse cenário?
a) A neurociência é um campo específico da ciência, seu uso no contexto educacional sugere um reducionismo.
b) A vivência em sala de aula difere dos conceitos trazidos pela neurociência. Dessa forma, a neurociência contribui de forma inespecífica em relação à Educação.
c) A neurociência permite entender melhor os processos envolvidos na aprendizagem, o que favorece o desenvolvimento de estratégias de ensino mais apropriadas e efetivas.
d) A neurociência pode ajudar o professor a definir o diagnóstico dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
e) A neurociência permite que o professor compreenda como a maioria dos alunos aprende, podendo desenvolver estratégias para esse grupo. Sinalizar esta pergunta
Pergunta 2
O sistema nervoso central se comunica com o resto do corpo por meio de fibras nervosas, que são conectadas a receptores sensoriais que estão na superfície do corpo, músculos e órgãos internos. Por seu lado, o __________________ é composto por todos os neurônios e fibras nervosas que se irradiam e se encontram fora do cérebro e da medula espinhal. ”
Assinale a alternativa que completa a lacuna no texto:
a)Axônio.
b)Cérebro.
c)Neurônio.
d)Sistema nervoso periférico.
Pergunta 3
Assinale a alternativa que contém a sequência correta das palavras que completam os espaços abaixo: O ___________ é um órgão complexo, o mais importante do sistema nervoso em animais vertebrados e muitos invertebrados, formado por um conjunto de estruturas nervosas e células chamadas de ___________. Ele é responsável por comandar ações do nosso corpo, construir conhecimento, raciocínios e desenvolver inúmeras outras habilidades. Isso acontece pela transmissão de informações passadas de neurônio para neurônio por ligações eletroquímicas designadas ___________. A comunicação entre neurônios acontece por meio das fibras contidas nestes, chamadas____________, que conduzem pulsos de energia.
a) Cérebro – neurônios – sinapses – axônios
b) Sistema nervoso central – glias – axônios – sinapses
c) Neurônio – axônios – glias – sinapses
d) Cérebro – neurotransmissores – axônios – sinapses
e) Cérebro – neurônios– glias – axônios
Pergunta 4
A Educação Inclusiva é um processo recente, vivido em diversos lugares do mundo. Contudo, o cenário atual relaciona-se muito mais com a presença física destas crianças no ensino regular do que, de fato, com sua inclusão. Isso ocorre por diversos fatores, entre eles:
a) O aumento da quantidade de crianças diagnosticadas, fato que não ocorria algumas décadas atrás.
b) A dificuldade da criança em se adaptar ao ensino regular. É necessário que a criança seja treinada para se adaptar ao ambiente.
c) O ambiente e os profissionais não estão preparados para atender os alunos em inclusão. A inclusão deveria ser sinônimo de envolvimento e participação de todos em iniciativas de aprendizagem coletivas, como uma cultura inclusiva.
d) A questão dos diferentes tipos de diagnóstico na mesma sala. Se cada sala fosse composta por crianças com diagnósticos semelhantes, a inclusão poderia ocorrer de forma eficaz.
Pergunta 5
Muito tem sido discutido sobre a importância da neurociência e sua interface com a Educação. Contudo, como podemos definir o que é a neurociência?
a) É uma ciência que tem como foco de investigação o cérebro, diferenciando-o das demais estruturas do corpo, como nervos e outros sistemas.
b) O interesse no funcionamento do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico é recente e só ocorreu com o advento das técnicas de neuroimagem, sendo a neurociência uma área que estuda esses sistemas por meio de exames.
c) É uma ciência que tem como foco o estudo e a compreensão do sistema nervoso, que é composto pelo sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.
d) É uma ciência que estuda os processos neurológicos a partir de modelos animais; assim sendo, apesar da ênfase atual, sua transposição à Educação é limitada.
e) É uma ciência recente, que foi desenvolvida apenas nas últimas décadas, que tem como foco o sistema nervoso central.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1C 2D 3A 4C 5C
Explicação:
1 – C)A neurociência permite entender melhor os processos envolvidos na aprendizagem, o que favorece o desenvolvimento de estratégias de ensino mais apropriadas e efetivas.
Através da neurociência é possível a compreensão dos processos relacionados à aprendizagem e permite desenvolvimento de estratégias educacionais.
2 – A)Sistema nervoso periférico.
O sistema nervoso periférico é constituído de neurônios e fibras nervosas que realizam a irradiação e estão localizadas fora do cérebro.
3 – D)Cérebro – neurônios – sinapses – axônios.
O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso, é constituído por neurônios, que são as células nervosas.
4 – C)O ambiente e os profissionais não estão preparados para atender os alunos em inclusão. A inclusão deveria ser sinônimo de envolvimento e participação de todos em iniciativas de aprendizagem coletivas, como uma cultura inclusiva.
É de fundamental importância que os profissionais e ambientes escolares se preparem para o atendimento dos alunos em inclusão.
5 – C)É uma ciência que tem como foco o estudo e a compreensão do sistema nervoso, que é composto pelo sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.
A neurociência é uma ciência que se baseia no estudo e no entendimento do sistema nervoso.
Bons estudos!