PERGUNTA 1
No estudo dessa primeira unidade aprendemos que mercado pode ser definido como o local onde bens e serviços, assim como os fatores de produção, são trocados livremente, ou seja, sem a interferência de um organismo de planificação central. Essa dinâmica pode ser ilustrada na figura abaixo:
Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 10
Dessa forma, considerando a sua análise sobre a forma como famílias e empresas interagem, pede-se que seja desenvolvido um texto explicando essa interação, descrevendo, dessa maneira, o funcionamento dos fluxos real e monetário da economia.
Soluções para a tarefa
No caso podemos afirmar que as famílias e empresas interagem tendo em vista a forma de produção que temos atualmente.
Veja que hoje as empresas produzem determinado produto através do que o consumidor busca.
Assim, por meio desse fator vários produtos são vendidos para as famílias que os consomem gerando lucros para as empresas.
Esse lucros movimentam a economia tendo em vista que quanto mais consumo mais empregos e quanto mais empregos mais renda para a a população.
espero ter ajudado!
Resposta: os agentes econômicos (família e empresa) interagem de forma simples e direta. As relações produtivas e monetárias são diretas, sem interferência de governo ou setor externo, as remunerações pagas pelas unidades produtoras criam Rendas para as famílias.
Explicação: as famílias, por sua vez, tem necessidades que precisam ser satisfeitas pelo consumo de mercadorias produzidas pelas unidades produtoras. As unidades produtoras entregam os bens e serviços às famílias mediante o pagamento adequado, Portanto, podem-se identificar dois fluxos principais entre as famílias e as unidades de produção. Inclusive hoje mais que nunca as empresas estão preocupadas em produzir produtos mais buscados pelos consumidores, tendo em vista que quanto maior o consumo mais empregos, e quanto mais empregos mais renda para a população.