História, perguntado por mary4567, 11 meses atrás

PERGUNTA 1

Na dimensão econômica, Trump segue sua diretriz majoritariamente heterodoxa e crítica do sistema, focando nos problemas domésticos, e utilizando-os como balizadores para as suas respectivas ações internacionais – em suas palavras: “Americanismo, não globalismo, será a nossa crença [...] Tudo começa com uma nova e justa política comercial que protege nossos empregos e mantém nossa postura firme ante a países que trapaceiam – e são muitos [...] Nossos terríveis acordos comerciais com a China e tantos outros países serão totalmente renegociados” (Washington Post 2016). O seu discurso anti-globalização aproveita-se de uma tendência mundial nesse sentido para criticar iniciativas como o NAFTA, o TPP e o TTIP – acordos de livre comércio entre os EUA e a América do Norte, a Ásia Pacífico e a Europa, respectivamente. Surpreendentemente, manteve-se em concordância com Hillary Clinton em suas críticas a algumas dessas iniciativas, como o TPP, pela facilitação à entrada de produtos concorrentes, e advogando em favor de acordos comerciais bilaterais com clara indicação de preferência por opções protecionistas. Logo em sua primeira semana como presidente, Trump assinou uma ordem executiva que tira os EUA do TPP, acordo que não havia nem sido ratificado pelo Legislativo, interrompendo o processo político. A retórica do então presidenciável seguiu em direção à República Popular da China, com as suas alegações de que a entrada da China na Organização Mundial do Comércio, em 2001, iniciou uma “guerra comercial” entre China e EUA, a qual os estadunidenses estariam perdendo. Nessa mesma linha, um dos principais assessores políticos de Trump, Peter Navarro, estabeleceu três pilares centrais desse conflito econômico, direcionando as suas críticas à postura chinesa:

Analise as assertivas abaixo quanto a sua veracidade (verdadeiro ou falso).
I - as políticas de desvalorização cambial forçadas;
II - as práticas ilegais de dumping para expansão das fatias de mercado;
III - as alegadas operações de roubo de propriedade intelectual estadunidense.
As assertivas I, II e III são, respectivamente:
CG#25 COD#66
a.
V, V, V;

b.
V, V, F;

c.
F, F, V;

d.
F, V, V;

e.
V, F, V;


lliliane: alguém sabe a resposta?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
2
Olá!

Peter Navarro, economista e assessor econômico de Trump está em desacordo com algumas estratégicas econômicas usadas pela china, conforme as alternativas:

I- Verdadeiro. Os chineses forçam a baixa de sua moeda para ganhar vantagem competitiva em relação aos americanos.

Assim, o dólar acaba valendo muito mais que o Renminbi chinês e, portanto, custa muito menos para as empresas americanas instalarem-se na China do que nos EUA.

II- Verdadeiro. Para Navarro, os chineses praticam o dumping, situação onde uma ou várias empresas se unem para baixarem os preços de forma desonesta (muito abaixo do valor justo) para prejudicar seus competidores.

Essa prática é amplamente condenada em qualquer país, pois pode levar a falência de empresas e criar oligopólios.

III- Verdadeiro. Segundo os americanos, a China pratica o roubo de propriedade intelectual, o que gera prejuízos às operações comerciais norte-americanas. 

Resposta correta: A) V, V, V.

Espero ter ajudado!
Respondido por emtvendas10
0
Todas estao corretas 
Perguntas interessantes