PERGUNTA 1
Leia os fatores elencados no trecho a seguir.
“[...] irmãos mais velhos tomados como modelos, colegas julgados como melhores desenhistas por professores e crianças, professores que propõem cópias de desenhos e preenchimento de desenhos com cores predeterminadas [...]”.
Agora, assinale a alternativa que apresenta o resultado provável desses fatores.
Sensação de desafio e necessidade de se dedicar mais.
Desejo de parar de desenhar e de se expressar artisticamente de forma geral.
Reflexão crítica e profunda acerca do que é ou não é belo.
Estímulo a passar rapidamente à fase seguinte e deixar as críticas para trás.
Estagnação em uma forma de desenho que traga segurança.
PERGUNTA 2
De acordo com Alexandroff (2010), a relação das crianças com o desenho sempre esteve presente na sala de aula, mas durante muito tempo não era realmente valorizada como passo significativo para o processo de aprendizagem. Tinha um papel recreativo e de registro para confirmar aos pais que as crianças estavam realizando atividades. Porém, sabemos que o processo criativo desenvolve o sistema cognitivo e motor, possibilitando que a criança aprenda com seu corpo. Isso precisa de tempo e mediação para ocorrer. Como vimos, a primeira fase desse processo é a garatuja, chamada por Luquet de realismo fortuito.
Considerando isso, assinale a alternativa que caracteriza esse tipo de realismo.
Experimentação de cores como exercício de harmonia.
Invenção de formas como exercício criativo.
Apreciação de cores como exercício visual.
Risco no papel como exercício de precisão.
Risco no papel como exercício motor.
PERGUNTA 3
Leio o trecho a seguir.
“Sabem que do ponto de vista psicogenético o jogo é expressão e condição do desenvolvimento, devido ao fato de que cada etapa está ligada a um tipo de jogo. A atividade lúdica assinala, assim, a evolução mental. Sabem também que do ponto de vista psicanalítico o jogo, como atividade psíquica, assemelha-se ao sonho, pois dá vazão às tensões nascidas da impossibilidade de realização do desejo, tornando-se um canal para satisfação destes desejos”.
Considerando isso, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Ao desenvolver brincadeiras e jogos em sala de aula, o professor não pode esquecer que seu aluno já possui uma bagagem cultural.
II. ( ) O brinquedo e a brincadeira são partes dos processos educativos dentro da infância.
III. ( ) A importância das atividades lúdicas aumenta ainda mais quando são inseridos movimentos, sons e imagens.
IV. ( ) Quanto mais intensos forem os jogos, menor será o estimulo para o crescimento cognitivo da criança.
Agora, assinale a afirmativa com a sequência correta.
V, V, V, F.
F, F, V, V.
F, V, V, V.
F, V, F, F.
F, V, V, F.
PERGUNTA 4
Um projeto em artes pode ser realizado em um período curto ou longo. Os mais longos possibilitam trabalhar de forma interdisciplinar e aprofundar alguns temas que, muitas vezes, não são possíveis de abordar durante as aulas. Os projetos ainda permitem que os alunos tragam para a sala seus interesses, por isso é necessário que o professor aprenda a mediar e mostrar como esses interesses se relacionam com o que está sendo estudado.
Considerando isso, assinale a alternativa correta.
Realizar o levantamento dos temas e subtemas envolvidos no projeto pode ser uma opção durante o processo de criação.
A fase final do projeto em artes pode ser pulada, quando não houver interesse de que ocorra uma apresentação na escola.
Os roteiros dos projetos são elaborados com base no material levantado, que deve estar o mais completo possível.
Uma descrição minuciosa do roteiro, muitas vezes, pode ser perda de tempo no processo de produção.
As tarefas são divididas com todos os alunos, para que os mesmos possam trabalhar em todas as atividades.
PERGUNTA 5
Leia o trecho a seguir sobre o contexto que envolve a Abordagem Triangular.
“No final da década de 70 tem início o movimento arte-educação, com a preocupação de propor uma ação educativa criadora, ativa e centrada no estudante. Durante esse período, foram buscadas novas metodologias de ensino e aprendizagem que auxiliam na descoberta de novos caminhos e na compreensão de mundo, desempenhando assim um papel integrador e interdisciplinar”.
Considerando isso, analise as afirmativas a seguir.
I. A abordagem busca uma aprendizagem mais significativa para o aluno.
II. O conhecimento crítico que a abordagem incentiva não é apenas para o aluno, mas também para os professores.
III. Não se trata de um modelo fechado que não busca adequações.
IV. O contexto social do artista não é levado em consideração nessa abordagem.
Está correto o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
PERGUNTA 01
A alternativa correta é: "Estagnação em uma forma de desenho que traga segurança."
PERGUNTA 02
A alternativa correta é: "Risco no papel como exercício motor."
A garatuja é um desenho rudimentar, normalmente sem forma e ilegível; malfeito. São os rabiscos feitos por crianças, visando representar o mundo.
PERGUNTA 03
A alternativa correta é a: V, V, V, F.
Analisando:
I. (V) Ao desenvolver brincadeiras e jogos em sala de aula, o professor não pode esquecer que seu aluno já possui uma bagagem cultural.
II. (V) O brinquedo e a brincadeira são partes dos processos educativos dentro da infância.
III. (V) A importância das atividades lúdicas aumenta ainda mais quando são inseridos movimentos, sons e imagens.
IV. (F) Quanto mais intensos forem os jogos, menor será o estimulo para o crescimento cognitivo da criança.
PERGUNTA 05
Está correto o que se afirma em: I, II e III, apenas.
Analisando:
I. Correta: A abordagem busca uma aprendizagem mais significativa para o aluno.
II. Correta: O conhecimento crítico que a abordagem incentiva não é apenas para o aluno, mas também para os professores.
III. Correta: Não se trata de um modelo fechado que não busca adequações.
IV. Incorreta: O contexto social do artista não é levado em consideração nessa abordagem.
Espero ter ajudado!