PERGUNTA 1
Leia o trecho a seguir.
“Como práxis, o trabalho é a base ontológica primária da vida social; mediação que efetiva objetiva e subjetivamente o intercâmbio entre os homens e a natureza, pondo em movimento um processo incessante de (re)criação de novas necessidades; ampliando os sentidos humanos, instaurando atributos e potencialidades especificamente humanas.”
BARROCO, M. L. S. Fundamentos éticos do Serviço Social. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: 2009. p. 196.
Diante do fragmento apresentado e com base no conteúdo estudado no livro-texto, podemos inferir que o fundamento dessa relação “homem-natureza” é dado pelo trabalho, pois:
a.
o homem, diferentemente dos animais, está livre da transformação constante da natureza para garantir a sua existência, principalmente no que se refere à dimensão objetiva da realidade.
b.
é por meio do trabalho que o ser humano se diferencia da natureza, tendo em vista a sua capacidade teleológica de projetar a ação em sua consciência, antes mesmo da efetiva transformação da realidade.
c.
é por meio da comunicação, a partir da linguagem verbal ou não verbal, que o homem passa a relacionar-se melhor com a natureza e entre si, motivo pelo qual desenvolveu-se enquanto ser social.
d.
a categoria fundante das relações sociais é a comunicação humana, uma vez que é por meio dela que os indivíduos podem relacionar-se e trocar conhecimentos, como no âmbito do trabalho coletivo, onde a comunicação acontece.
e.
o trabalho dá ao ser social um caráter individual e consumista, tendo em vista que, a partir da competição nos espaços de trabalho e do recebimento do salário, o indivíduo passa a ser consumista.
0,15 pontos
PERGUNTA 2
Leia o trecho a seguir.
“A origem, tanto do materialismo quanto do idealismo, relaciona-se com o parco desenvolvimento das forças produtivas até a entrada do século 19. Antes da Revolução Industrial (1776-1830) e da Revolução Francesa (1789-1815), o precário desenvolvimento das forças produtivas fazia com que a humanidade dependesse bastante dos eventos da natureza para produção dos bens indispensáveis à reprodução social [...].”
LESSA, S.; TONET, I. Introdução à filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011. p. 33.
A partir dos aspectos mencionados no texto, e com base no conteúdo estudado no livro-texto sobre os conceitos acerca do materialismo e do idealismo enquanto duas tendências filosóficas, pode-se inferir que o:
a.
materialismo tem relação com o Cristianismo na Idade Média, e tem relação com o pensamento filosófico agnóstico.
b.
idealismo surge já no século XXI, sobretudo a partir da ascensão do pós-modernismo no Brasil.
c.
materialismo partia da premissa de que tudo é matéria, inclusive as próprias ideias; já o idealismo tem como pressuposto o reconhecimento do papel ativo e decisivo das ideias e da consciência humana no decorrer da história.
d.
pensamento de Karl Marx tem forte vinculação com o materialismo, que é perpetuado até a atualidade, sendo uma forma de enxergar o mundo com base no pensamento conservador.
e.
pensamento de Hegel compreende o contexto de forma radical, trazendo a apreensão que o homem por meio do trabalho ao transformar a natureza, cria novas possibilidades e necessidades objetivas.
0,15 pontos
PERGUNTA 3
Leia o trecho a seguir.
“No contexto da sociedade capitalista, em face da apropriação privada dos meios de produção e das formas pelas quais se objetiva a (re)produção da vida social, o trabalho se realiza de modo a negar suas potencialidades emancipadoras. Invertendo seu caráter de atividade livre, consciente, universal e social, propicia que os indivíduos que realizam o trabalho não se reconheçam, nele, como sujeitos [...].”
BARROCO, M. L. S. Ética e serviço social: fundamentos ontológicos. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 33.
A partir da leitura do fragmento fornecido, fica evidente que no contexto da sociedade capitalista, o trabalho realiza-se de forma que a sua produção é estranha aos indivíduos que realizam o trabalho. Assim, considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre o trabalho e a alienação no capitalismo.
I. A transformação subjetiva e objetiva da realidade se dá através da individualidade humana.
II. Ao invés de o trabalho realizar-se enquanto atividade livre, consciente, universal e social, o trabalhador é alienado do processo.
III. A alienação diz respeito à riqueza humana, que é apropriada pela totalidade dos trabalhadores.
IV. O indivíduo que realiza o trabalho passa a ser “objeto” e os objetos frutos do trabalho, ou seja, os seres sociais, passam a valer como coisas.
Está correto apenas o que se afirma em:
a.
II e IV.
b.
II e III.
c.
I, II e IV.
d.
I e II.
e.
III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Resposta:
Pergunta 1 : Alternativa E : É por meio do trabalho que o ser Humano se diferencia da natureza, tendo em vista a sua capacidade teleológica de projetar a ação em sua consciência, antes mesmo da efetiva transformação da realidade.
Pergunta 2: Alternativa C: Materialismo partia da premissa de que tudo é matéria, inclusive as próprias idéias, já o idealismo tem como pressuposto o reconhecimento do papel ativo e decisivo das ideias e da consciência humana no decorrer da história.
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:
A) ll e IV
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás