Pergunta 1
De acordo com o vídeo-base “Modelos de ensino: das concepções às práticas pedagógicas”, como as concepções de linguagem baseadas nos estudos discursivos podem interferir nas práticas pedagógicas? Assinale a alternativa correta.
a - No que se refere ao modo de ensinar o alfabeto.
b - Proporcionando que professores e alunos estudem a língua com base na interação verbal, nos aspectos discursivos, na função social da escrita.
c - Proporcionando ao aluno um aprendizado rigoroso da gramática normativa.
d - Não há relação entre as concepções de linguagem e as práticas pedagógicas, pois o que determina a prática pedagógica de alfabetização é o conhecimento do código linguístico.
Pergunta 2
Com base nos estudos que estamos realizando, o que devemos ensinar quando ensinamos a ler e escrever?
a - Somente o código linguístico (grafemas e fonemas).
b - Codificação e decodificação (associação de grafemas e fonemas).
c - A língua na perspectiva dialógica, discursiva, como interação verbal que possibilita aos falantes participar das situações comunicativas.
d - A língua como instrumento para resolução de atividades escolares.
Pergunta 3
Nos estudos realizados até agora, vimos que as práticas de alfabetização devem ter como base atividades de leitura e escrita contextualizadas. Segundo essa afirmação, assinale a alternativa correta:
a - As cartilhas ainda são a melhor opção para a alfabetização.
b - A gramática normativa deve ser o foco da alfabetização.
c - As concepções dialógicas de linguagem, que permitem ao aluno participar dos processos discursivos, da construção dos sentidos dos textos que lê e escreve, são exemplos de boas práticas pedagógicas.
d - As famílias silábicas são significativas para as crianças em fase de alfabetização, pois é assim que elas falam nesse período.
Pergunta 4
Há um discurso que circula na sociedade brasileira que diz que a escola pública tem problemas, especialmente, no que se refere à alfabetização. Devido a isso, a questão do melhor método para ensinar a leitura e a escrita aos alunos sempre está na pauta do dia. Sobre alfabetização, é correto afirmar que:
a - Em cada momento sócio-histórico existe um método adequado à alfabetização que, após algum tempo, deve ser descartado.
b - A alfabetização é uma questão pedagógica e não tem relação com os aspectos sócio-históricos.
c - A alfabetização não se restringe a uma questão metodológica, pois envolve os sujeitos falantes, a dinamicidade da língua, os aspectos interativos e discursivos.
d - A aprendizagem da língua escrita deve ter como base o estudo do alfabeto e das sílabas, independentemente do contexto.
Pergunta 5
Com base no texto de Silvia Colello, assinale a alternativa correta em relação ao modo como o professor pode fazer para formar escritores e leitores no contexto escolar brasileiro:
a - O professor deve ensinar a alfabetização concebida como codificação e decodificação, principalmente, nos anos iniciais.
b - Nos anos escolares iniciais, o professor deve considerar que as crianças usam em suas atividades cotidianas e brincadeiras o BA-BE-BI-BO-BU; portanto, é isso que deve ser ensinado.
c - O professor tem de considerar que a alfabetização é um produto, um resultado de um trabalho que tem dia e hora para começar e terminar.
d - O professor tem de considerar o caráter dialógico da linguagem e a interação dos falantes; tem de considerar que a alfabetização é um processo complexo e não um produto, que aprender uma língua não é apenas uma habilidade do aluno.
Soluções para a tarefa
Resposta:
NOTA 10 DE 10!! DE NADA.
1-Proporcionando ao aluno um aprendizado rigoroso da gramática normativa.
2-A língua na perspectiva dialógica, discursiva, como interação verbal que possibilita aos falantes participar das situações comunicativas.
3-As concepções dialógicas de linguagem, que permitem ao aluno participar dos processos discursivos, da construção dos sentidos dos textos que lê e escreve, são exemplos de boas práticas pedagógicas.
4-A alfabetização não se restringe a uma questão metodológica, pois envolve os sujeitos falantes, a dinamicidade da língua, os aspectos interativos e discursivos.
5- O professor tem de considerar o caráter dialógico da linguagem e a interação dos falantes; tem de considerar que a alfabetização é um processo complexo e não um produto, que aprender uma língua não é apenas uma habilidade do aluno.
Explicação: