Pergunta 1
Como se sabe, o construtivismo foi (ou vem sendo) mal assimilado, a ponto de criar mitos e equívocos, na prática pedagógica. Entre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta dois erros muito frequentes na implementação das diretrizes:
Ausência de intervenções pedagógicas para não prejudicar o processo de construção dos alunos e esforço para compreender a lógica do aluno.
O docente deve promover conflitos cognitivos e prioridade para trabalhos individuais para que cada aluno siga o seu curso construtivo.
Desvalorização do produto da aprendizagem e abordagem que só se aplica às crianças.
Divisão de classes por níveis de construção cognitiva e ensino capaz de respeitar o tempo de aprendizagem.
Valorização da escrita espontânea e importância de se conhecer palavras estáveis para confrontar com outras.
Pergunta 2
Sobre a cartilha Caminho Suave, que se tornou famosa no Brasil, podemos dizer que se trata de um exemplo do:
Método sintético, porque partia das unidades menores da língua (letras, sílabas ou fonemas) para chegar às palavras, frases ou textos.
Ensino de orientação construtivista.
Método eclético, porque articulava princípios do método sintético e analítico.
Método analítico, porque partia das unidades maiores da língua (palavras, frases ou textos) para chegar às menores (letras, sílabas ou fonemas).
Método misto, porque articulava os métodos tradicionais com o construtivismo.
Pergunta 3
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para os enunciados abaixo:
Na aprendizagem da leitura, há uma fase em que a criança acredita que podemos escrever substantivos, mas não podemos escrever verbos, pois, do ponto de vista da criança, uma ação passada não pode ser fixada no papel. ["", ""]
Nas sondagens diagnósticas de escrita feitas para as crianças menores, os professores devem usar apenas palavras monossílabas e dissílabas. ["", ""]
Os conflitos cognitivos desencadeados pelo confronto de hipóteses das crianças com dados da realidade podem favorecer a construção do conhecimento. ["", ""]
Na escrita silábico-alfabética, a criança escreve oscilando critérios silábicos e alfabéticos. ["", ""]
Na história da alfabetização, os estudos psicogenéticos desestabilizam a preocupação com as cartilhas e os métodos, chamando a atenção para a necessidade de se criar atividades em função do processo cognitivo do aluno. ["", ""]
Pergunta 4
Sobre os princípios construtivistas e suas práticas pedagógicas, assinale a alternativa incorreta:
Os construtivistas acreditam que o modo como se aprende é decisivo para o produto da aprendizagem.
Os construtivistas acreditam que a alfabetização digital é um processo que independe da alfabetização propriamente dita.
Ao afirmar que “O menino é pai do homem”, Piaget pretendeu dizer que tanto o conhecimento como a aprendizagem têm a sua gênese.
Sequências didáticas são modalidades organizativas de curta duração, com começo meio e fim, que favorecem vivências sobre o assunto e reflexões.
Os construtivistas acreditam que o ensino deve se submeter ao projeto educativo.
Pergunta 5
Assinale a alternativa incorreta:
Como as crianças são ativas no processo de aprendizagem e não esperam entrar na escola para começar a aprender, os professores, segundo os princípios construtivistas, devem:
Favorecer situações significativas para que as crianças possam testar seus conhecimentos.
Favorecer situações para que as crianças, lidando com as informações, possam testar suas hipóteses ou concepções originais.
Respeitar seus conhecimentos prévios e o percurso de construção do conhecimento.
Colocar-se no lugar da criança para compreender o seu ponto de vista e a sua lógica na progressão do conhecimento.
Favorecer a aprendizagem pela correção dos saberes incorretos para que os alunos possam chegar aos saberes convencionais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Desvalorização do produto da aprendizagem e abordagem que só se aplica às crianças.
2. Método eclético, porque articulava princípios do método sintético e analítico.
3. Verdadeiro ou falso
a. Na aprendizagem da leitura, há uma fase em que a criança acredita que podemos escrever substantivos, mas não podemos escrever verbos, pois, do ponto de vista da criança, uma ação passada não pode ser fixada no papel. V
b. Nas sondagens diagnósticas de escrita feitas para as crianças menores, os professores devem usar apenas palavras monossílabas e dissílabas. F
c. Os conflitos cognitivos desencadeados pelo confronto de hipóteses das crianças com dados da realidade podem favorecer a construção do conhecimento. V
d. Na escrita silábico-alfabética, a criança escreve oscilando critérios silábicos e alfabéticos. V
e. Na história da alfabetização, os estudos psicogenéticos desestabilizam a preocupação com as cartilhas e os métodos, chamando a atenção para a necessidade de se criar atividades em função do processo cognitivo do aluno. V
4. Os construtivistas acreditam que a alfabetização digital é um processo que independe da alfabetização propriamente dita.
5. Favorecer a aprendizagem pela correção dos saberes incorretos para que os alunos possam chegar aos saberes convencionais..
Explicação:
1. Desvalorização do produto da aprendizagem e abordagem que só se aplica às crianças.
É possível citar como dois dos principais erros mais frequentes durante a implementação das diretrizes são a desvalorização do produto da aprendizagem e abordagem que só se aplica às crianças.
2. Método eclético, porque articulava princípios do método sintético e analítico.
Considerando a cartilha “Caminho Suave”, a mesma trata-se de um exemplo do método eclético, visto que apresenta articulação entre os princípios do método sintético e analítico.
3. V – V – V – V – V.
A aprendizagem da leitura apresenta uma fase ao qual a criança acredita que pode escrever os substantivos, sem poder escrever verbos.
4. Os construtivistas acreditam que a alfabetização digital é um processo que independe da alfabetização propriamente dita.
Considerando que os princípios construtivistas, temos que os construtivistas acreditam que a maneira de se aprender é fundamental para o produto da aprendizagem.
5. Favorecer a aprendizagem pela correção dos saberes incorretos para que os alunos possam chegar aos saberes convencionais.
De acordo com os princípios construtivistas, ocorre o favorecimento da aprendizagem pela correção dos saberes incorretos para que os alunos cheguem aos saberes convencionais.
Bons estudos!